dc.creator | Rodrigues, Bruna Borges | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T02:17:23Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T02:17:23Z | |
dc.date.issued | 2021-09-10 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Bruna B. Kamarád: Rastros sobre infâncias e escrita de pesquisa. Orientadora: Denise Bussoletti. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9496 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa como propuesta de investigación se enmarca en el proceso caracterizado por los (des) límites de un esfuerzo desesperado por redescubrir la fuerza narrativa de Kamarad, una revista creada por 23 niños, de entre 11 y 14 años, que vivían en la sala A del Edificio. Q 609 en el campo de concentración de Terezin (Theresienstadt), durante la Segunda Guerra Mundial, los elementos que permitieron matizar los significados de la palabra escrita de investigación en su expresión más profunda. El tema central de esta investigación buscó reflexionar sobre las posibles relaciones entre la escritura infantil y la escritura de pesquisa, con la revista Kamarad como testimonio a través de los
documentos escritos, imágenes y poemas - defendidos como expresión de la escritura infantil - de los niños de la Gueto en Terezín. Para esto, la composición de esta investigación se basó en la perspectiva epistemo-metodológica de la surrealización de la escritura de investigación, que está íntimamente ligada al arte de la montaje. Entre otras líneas, este trabajo apunta a la necesidad de la memoria como antídoto contra el olvido y el mutismo, alertándonos de la necesidad de volver a aprender a escuchar y escribir nuestra historia. Alerta, principalmente, de la urgencia de estar atentos a los gestos con los que los niños nos dirigen y nos ofrecen otro mundo como sea posible, un mundo con
un poco más de infancias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Infâncias | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Testemunho | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Infancia | pt_BR |
dc.subject | Escritura | pt_BR |
dc.subject | Testimonio | pt_BR |
dc.title | Kamarád: rastros sobre infâncias e escrita de pesquisa | pt_BR |
dc.title.alternative | Kamarád: huellas en la infancia y escritura de investigación | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa enquanto proposta de investigação é parte do processo caracterizado pelos (des)limites de um esforço desesperado para reencontrar na força narrativa de Kamarád, uma revista criada por 23 crianças, com idades entre 11 e 14 anos que viveram no quarto A do Edifício Q 609 no campo de concentração de Terezin (Theresienstadt), durante a Segunda Guerra Mundial, os elementos que possibilitassem qualificar os sentidos da palavra escrita de pesquisa na sua mais profunda expressão. A questão central desta investigação buscou refletir acerca das relações possíveis entre a escrita das infâncias e a escrita de pesquisa, tendo a revista Kamarád enquanto testemunho pelos depoimentos, escritas, imagens e poemas - defendidas como expressão da escrita das infâncias - das crianças do Gueto de Terezín. Para isto, a composição desta investigação foi embasada na pespectiva epistemo-metodológica de surrealização da escrita de pesquisa, a qual está intimamente ligada à arte da montagem. Por entre outras linhas, este trabalho aponta para a necessidade da memória como
antídoto contra o esquecimento e o emudecimento, alertando para o fato de que precisamos reaprender a ouvir e a escrever a nossa história. Alerta, principalmente, para a urgência de estarmos atentos para os gestos com que as crianças nos direcionam e oferecem um outro mundo como possível, um mundo com um pouco mais de infâncias. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |