Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDamiani, Magda Floriana
dc.creatorDall'lgna, Maria Antonieta
dc.date.accessioned2023-07-27T00:22:03Z
dc.date.available2023-07-27T00:22:03Z
dc.date.issued2018-05-09
dc.identifier.citationDAMIANI, M. F.; DALL'LGNA, M. A. (2018). “Encontros sobre o Poder Escolar” e sua contribuição para a formação continuada de professores. Cadernos de Educação, n.58, 2018. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i58.13608pt_BR
dc.identifier.issn2178-079X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9829
dc.description.abstractEste artigo relata a avaliação de um evento – “Encontros sobre o Poder Escolar” – organizado com o propósito de oferecer formação continuada a docentes da cidade de Pelotas (RS) e região. O evento tem crescido em tamanho e importância, ao longo dos anos, e apresenta um caráter diferente daquele dos usuais congressos e seminários voltados ao desenvolvimento de professores(as), organizados em torno de palestras de profissionais proeminentes e apresentações de pesquisas. O evento analisado, ao contrário, foca nas práticas dos(as) professores(as) e gestores(as), apresentadas por eles(as) próprios(as) e discutidas, coletivamente, em Mesas de Apresentação. O artigo baseia-se em dados colhidos na nona edição do evento, ocorrida em 2009, centrando-se nas visões dos profissionais que nela apresentaram trabalhos. O instrumento de coleta foi o questionário, cujas respostas às questões precodificadas foram analisadas em termos de frequência. As respostas a uma questão aberta foram codificadas em categorias e também analisadas pelas frequências. Os resultados foram interpretados à luz das ideias de Vygotski, Freire e seus interlocutores e sugerem que o evento provocou, nos(as) docentes, o desenvolvimento de consciência sobre seu trabalho – a partir de reflexão, avaliação e discussões colaborativas – bem como empoderamento, pela valorização de suas práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnpoderamentopt_BR
dc.title“Encontros sobre o Poder Escolar” e sua contribuição para a formação continuada de professorespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem