Mostrar el registro sencillo del ítem
“Encontros sobre o Poder Escolar” e sua contribuição para a formação continuada de professores
dc.creator | Damiani, Magda Floriana | |
dc.creator | Dall'lgna, Maria Antonieta | |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T00:22:03Z | |
dc.date.available | 2023-07-27T00:22:03Z | |
dc.date.issued | 2018-05-09 | |
dc.identifier.citation | DAMIANI, M. F.; DALL'LGNA, M. A. (2018). “Encontros sobre o Poder Escolar” e sua contribuição para a formação continuada de professores. Cadernos de Educação, n.58, 2018. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i58.13608 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-079X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9829 | |
dc.description.abstract | Este artigo relata a avaliação de um evento – “Encontros sobre o Poder Escolar” – organizado com o propósito de oferecer formação continuada a docentes da cidade de Pelotas (RS) e região. O evento tem crescido em tamanho e importância, ao longo dos anos, e apresenta um caráter diferente daquele dos usuais congressos e seminários voltados ao desenvolvimento de professores(as), organizados em torno de palestras de profissionais proeminentes e apresentações de pesquisas. O evento analisado, ao contrário, foca nas práticas dos(as) professores(as) e gestores(as), apresentadas por eles(as) próprios(as) e discutidas, coletivamente, em Mesas de Apresentação. O artigo baseia-se em dados colhidos na nona edição do evento, ocorrida em 2009, centrando-se nas visões dos profissionais que nela apresentaram trabalhos. O instrumento de coleta foi o questionário, cujas respostas às questões precodificadas foram analisadas em termos de frequência. As respostas a uma questão aberta foram codificadas em categorias e também analisadas pelas frequências. Os resultados foram interpretados à luz das ideias de Vygotski, Freire e seus interlocutores e sugerem que o evento provocou, nos(as) docentes, o desenvolvimento de consciência sobre seu trabalho – a partir de reflexão, avaliação e discussões colaborativas – bem como empoderamento, pela valorização de suas práticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Enpoderamento | pt_BR |
dc.title | “Encontros sobre o Poder Escolar” e sua contribuição para a formação continuada de professores | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Ensino: Artigos avaliados por pares [21]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Ensino.