Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFerreira, Carmen Regina Gonçalves
dc.creatorNörnberg, Marta
dc.date.accessioned2023-07-27T00:23:48Z
dc.date.available2023-07-27T00:23:48Z
dc.date.issued2021-01-26
dc.identifier.citationFERREIRA, C. R. G.; NÖRNBERG, M. Evolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAIC. Cadernos de Educação, v.64, 2021. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.20524pt_BR
dc.identifier.issn2178-079X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9830
dc.description.abstractEste artigo discute a evolução e a mudança dos conceitos de alfabetização e letramento em textos elaborados por professoras que participaram do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O artigo resulta da análise de conteúdo de 80 textos escritos por 23 professoras. Os resultados mostram que os entendimentos sobre os dois conceitos, inicialmente vagos, abrangentes e imprecisos, sofreram mudanças, ao longo do processo formativo. O artigo conclui que na formação continuada as práticas de escrita, leitura e reflexão coletiva favorecem o desenvolvimento profissional, pois oportunizam condições e tempo para que as docentes possam problematizar e sistematizar conhecimentos, ampliando sua capacidade de posicionamento e elaboração conceitual.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.titleEvolução e mudanças nos conceitos de alfabetização e letramento em professoras participantes do PNAICpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem