• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Contribuição da Gestão da Mudança para os Desafios da Gestão Escolar: Análise das Escolas Públicas Municipais da Cidade de Pelotas/RS.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao_Leandro_Trindade.pdf (7.744Mb)
Data
2023-06-30
Autor
Trindade, Leandro Souza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A partir da popularização da educação, dos processos de descentralização educacional e da maior celeridade alcançada através das novas tecnologias, as atividades escolares mudaram significativamente, agora exigindo das instituições escolares uma constante necessidade de reinvenção e de melhora de suas competências. Quando novos desafios e exigências são apresentados à escola, ela não só deve enfrentar esses desafios, mas também deve superá-los. Nisso, é imprescindível que os gestores escolares conheçam a realidade e que tenham a habilidade de realizar os ajustes e as mudanças necessários frente às demandas emergentes. Ainda, com o período de pandemia a comunidade escolar, de maneira geral, foi forçada a enfrentar e superar ainda mais desafios. Nisso, os principais desafios enfrentados pelas EPMs podem ser relacionados com as áreas da gestão escolar (gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de pessoas e planejamento) e aos elementos da gestão da mudança (pessoas, processo e conteúdo). Com isso, essa pesquisa justifica-se pela necessidade de se analisar as relevantes mudanças ocorridas recentemente nas instituições escolares, assim como o papel que seus gestores desempenham perante tais mudanças. Em decorrência disso, o objetivo geral proposto para esse estudo é conhecer os desafios que os gestores de escolas públicas municipais da cidade de Pelotas encontram com relação à mudança organizacional, analisando como vem ocorrendo a gestão da mudança dentro das escolas. Para isso, foi realizado um estudo exploratório qualitativo, onde se fizeram entrevistados os gestores de escolas públicas municipais de Pelotas. Para a coleta dos dados, se fez o uso de entrevistas semiestruturadas, realizadas com base em um roteiro elaborado a partir de dimensões da gestão escolar e da gestão da mudança, identificadas na literatura. Quanto à técnica utilizada na análise dos dados, consistiu na análise de conteúdo, que foi realizada com auxílio do software NVivo. Identificaram-se como principais desafios enfrentados pelas EPMs pelotenses frente à mudança: 1) Resistência à mudança por parte dos interessados; 2) Falta de comunicação e informação adequadas; 3) Dificuldades na implantação e adoção de novas práticas; 4) Impacto nas práticas pedagógicas e na cultura escolar; 5) Necessidade de engajamento e envolvimento das partes interessadas. Também foram desenvolvidas duas ferramentas para auxiliar nas práticas da gestão escolar frente à mudança no município de Pelotas: 1) Diretrizes para a gestão escolar em momentos de mudança; 2) Modelo proposto de gestão da mudança para as EPMs.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9866
Collections
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV