• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Contribuição da Gestão da Mudança para os Desafios da Gestão Escolar: Análise das Escolas Públicas Municipais da Cidade de Pelotas/RS.

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Leandro_Trindade.pdf (7.744Mb)
Fecha
2023-06-30
Autor
Trindade, Leandro Souza
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A partir da popularização da educação, dos processos de descentralização educacional e da maior celeridade alcançada através das novas tecnologias, as atividades escolares mudaram significativamente, agora exigindo das instituições escolares uma constante necessidade de reinvenção e de melhora de suas competências. Quando novos desafios e exigências são apresentados à escola, ela não só deve enfrentar esses desafios, mas também deve superá-los. Nisso, é imprescindível que os gestores escolares conheçam a realidade e que tenham a habilidade de realizar os ajustes e as mudanças necessários frente às demandas emergentes. Ainda, com o período de pandemia a comunidade escolar, de maneira geral, foi forçada a enfrentar e superar ainda mais desafios. Nisso, os principais desafios enfrentados pelas EPMs podem ser relacionados com as áreas da gestão escolar (gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de pessoas e planejamento) e aos elementos da gestão da mudança (pessoas, processo e conteúdo). Com isso, essa pesquisa justifica-se pela necessidade de se analisar as relevantes mudanças ocorridas recentemente nas instituições escolares, assim como o papel que seus gestores desempenham perante tais mudanças. Em decorrência disso, o objetivo geral proposto para esse estudo é conhecer os desafios que os gestores de escolas públicas municipais da cidade de Pelotas encontram com relação à mudança organizacional, analisando como vem ocorrendo a gestão da mudança dentro das escolas. Para isso, foi realizado um estudo exploratório qualitativo, onde se fizeram entrevistados os gestores de escolas públicas municipais de Pelotas. Para a coleta dos dados, se fez o uso de entrevistas semiestruturadas, realizadas com base em um roteiro elaborado a partir de dimensões da gestão escolar e da gestão da mudança, identificadas na literatura. Quanto à técnica utilizada na análise dos dados, consistiu na análise de conteúdo, que foi realizada com auxílio do software NVivo. Identificaram-se como principais desafios enfrentados pelas EPMs pelotenses frente à mudança: 1) Resistência à mudança por parte dos interessados; 2) Falta de comunicação e informação adequadas; 3) Dificuldades na implantação e adoção de novas práticas; 4) Impacto nas práticas pedagógicas e na cultura escolar; 5) Necessidade de engajamento e envolvimento das partes interessadas. Também foram desenvolvidas duas ferramentas para auxiliar nas práticas da gestão escolar frente à mudança no município de Pelotas: 1) Diretrizes para a gestão escolar em momentos de mudança; 2) Modelo proposto de gestão da mudança para as EPMs.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9866
Colecciones
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV