A Contribuição da Gestão da Mudança para os Desafios da Gestão Escolar: Análise das Escolas Públicas Municipais da Cidade de Pelotas/RS.
Resumen
A partir da popularização da educação, dos processos de descentralização
educacional e da maior celeridade alcançada através das novas tecnologias, as
atividades escolares mudaram significativamente, agora exigindo das instituições
escolares uma constante necessidade de reinvenção e de melhora de suas
competências. Quando novos desafios e exigências são apresentados à escola, ela
não só deve enfrentar esses desafios, mas também deve superá-los. Nisso, é
imprescindível que os gestores escolares conheçam a realidade e que tenham a
habilidade de realizar os ajustes e as mudanças necessários frente às demandas
emergentes. Ainda, com o período de pandemia a comunidade escolar, de maneira
geral, foi forçada a enfrentar e superar ainda mais desafios. Nisso, os principais
desafios enfrentados pelas EPMs podem ser relacionados com as áreas da gestão
escolar (gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de
pessoas e planejamento) e aos elementos da gestão da mudança (pessoas,
processo e conteúdo). Com isso, essa pesquisa justifica-se pela necessidade de se
analisar as relevantes mudanças ocorridas recentemente nas instituições escolares,
assim como o papel que seus gestores desempenham perante tais mudanças. Em
decorrência disso, o objetivo geral proposto para esse estudo é conhecer os
desafios que os gestores de escolas públicas municipais da cidade de Pelotas
encontram com relação à mudança organizacional, analisando como vem ocorrendo
a gestão da mudança dentro das escolas. Para isso, foi realizado um estudo
exploratório qualitativo, onde se fizeram entrevistados os gestores de escolas
públicas municipais de Pelotas. Para a coleta dos dados, se fez o uso de entrevistas
semiestruturadas, realizadas com base em um roteiro elaborado a partir de
dimensões da gestão escolar e da gestão da mudança, identificadas na literatura.
Quanto à técnica utilizada na análise dos dados, consistiu na análise de conteúdo,
que foi realizada com auxílio do software NVivo. Identificaram-se como principais
desafios enfrentados pelas EPMs pelotenses frente à mudança: 1) Resistência à
mudança por parte dos interessados; 2) Falta de comunicação e informação
adequadas; 3) Dificuldades na implantação e adoção de novas práticas; 4) Impacto
nas práticas pedagógicas e na cultura escolar; 5) Necessidade de engajamento e
envolvimento das partes interessadas. Também foram desenvolvidas duas
ferramentas para auxiliar nas práticas da gestão escolar frente à mudança no
município de Pelotas: 1) Diretrizes para a gestão escolar em momentos de
mudança; 2) Modelo proposto de gestão da mudança para as EPMs.