• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise do impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19) na educação de estudantes surdos em uma escola bilíngue.

Thumbnail
Ver/
DISSERTACAO_ALINE_KASTER.pdf (2.231Mb)
Fecha
2022-02-25
Autor
Kaster, Aline de Castro e
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O trabalho apresenta elementos sobre relações escolares de surdos no ensino remoto durante a pandemia causada pelo coronavírus em 2021. Os dados foram colhidos por meio de uma pesquisa, de abordagem qualitativa que teve como pergunta principal: qual o impacto da pandemia nas interações escolares entre estudantes surdos, professores e família de estudantes da escola em questão? e teve como objetivo compreender o impacto da pandemia na educação de estudantes surdos em uma escola bilíngue. O corpus de análise está composto por entrevistas semiestruturadas realizadas de maneira remota com professores e estudantes de uma escola para surdos do Rio Grande do Sul. A plataforma Webconf, da UFPel, foi utilizada como recurso para encontro com os participantes e captura das entrevistas, as quais foram realizadas em Libras e transcritas para o português. Os dados permitiram organizar cinco categorias e foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e buscando compreender os dados sob a luz da Teoria Histórico-Social de Vygotsky (1991-2012). Os dados mostraram que os professores precisaram desenvolver estratégias para estabelecer a interação com os estudantes surdos, sendo que um desafio importante foi adaptar-se às precárias condições tecnológicas dos alunos. Além disso, percebeu-se a dificuldade das famílias em relação à comunicação em Libras, o que impactou na realização das atividades. Finalmente, foi possível inferir no esforço da escola e dos estudantes em buscar interações fora do espaço do ensino remoto, a fim de ampliar as interações comunicativas em Libras.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9868
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV