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dc.creatorKaster, Aline de Castro e
dc.date.accessioned2023-08-01T19:11:17Z
dc.date.available2023-08-01
dc.date.available2023-08-01T19:11:17Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.identifier.citationKASTER, Aline de Castro e. Análise do impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19) na educação de estudantes surdos em uma escola bilíngue. Orientadora: Tatiana Bolivar Lebedeff. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9868
dc.description.abstractThis work presents some elements regarding the relationships created in Deaf schools in remote teaching during the coronavirus pandemic in 2021. The data were collected in our research using a qualitative approach and our main research question was: what is the impact of the pandemic in school interactions between Deaf students, teachers, and students’ relatives in the analyzed school? and main objective was to understand the impact of the pandemic in Deaf students’ education in a bilingual school. The corpus that was analyzed is composed by semi-structured interviews with teachers and students of a Deaf school in Rio Grande do Sul. The interviews were conducted online, and UFPel’s video conferencing platform, Webconf, was used as the resource to receive the participants and conduct the interviews, which were conducted in Libras and subsequently transcribed into Portuguese. The data allowed us to organize five categories and we have analyzed these categories according to Bardin’s Content Analysis (1977), and have also sought to comprehend the data in light of the Social-Historical Theory by Vygotsky (1991-2012). The data showed that teachers were required to develop strategies to establish the interaction with Deaf students, having as an important challenge the need to adapt to the precarious technological conditions of the student’s. Furthermore, we have noted the families’ difficulties concerning the communication in Libras, causing an impact, in a certain way, to the completion of the activities proposed by the teachers. Finally, it was possible to infer an effort of the school and the students to seek for interactions outside the remote teaching settings, in order to expand the communication and interaction in Libras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEscola bilínguept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectBilingual schoolpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleAnálise do impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19) na educação de estudantes surdos em uma escola bilíngue.pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the Coronavirus (Covid-19) impact on Deaf students’ education in a bilingual school.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta elementos sobre relações escolares de surdos no ensino remoto durante a pandemia causada pelo coronavírus em 2021. Os dados foram colhidos por meio de uma pesquisa, de abordagem qualitativa que teve como pergunta principal: qual o impacto da pandemia nas interações escolares entre estudantes surdos, professores e família de estudantes da escola em questão? e teve como objetivo compreender o impacto da pandemia na educação de estudantes surdos em uma escola bilíngue. O corpus de análise está composto por entrevistas semiestruturadas realizadas de maneira remota com professores e estudantes de uma escola para surdos do Rio Grande do Sul. A plataforma Webconf, da UFPel, foi utilizada como recurso para encontro com os participantes e captura das entrevistas, as quais foram realizadas em Libras e transcritas para o português. Os dados permitiram organizar cinco categorias e foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e buscando compreender os dados sob a luz da Teoria Histórico-Social de Vygotsky (1991-2012). Os dados mostraram que os professores precisaram desenvolver estratégias para estabelecer a interação com os estudantes surdos, sendo que um desafio importante foi adaptar-se às precárias condições tecnológicas dos alunos. Além disso, percebeu-se a dificuldade das famílias em relação à comunicação em Libras, o que impactou na realização das atividades. Finalmente, foi possível inferir no esforço da escola e dos estudantes em buscar interações fora do espaço do ensino remoto, a fim de ampliar as interações comunicativas em Libras.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


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