• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A compreensão leitora em jovem com Transtorno Espectro Autista: estudo de caso

Thumbnail
Ver/
DISSERTACAO_Cassia Almeida dos Santos.pdf (2.918Mb)
Fecha
2022-03-30
Autor
Santos, Cássia Almeida dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente pesquisa tem como temática a compreensão leitora de um jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo deste estudo é identificar, a partir de pré-teste, as dificuldades apresentadas pelo participante no que se refere à compreensão leitora e, com base nisso, propor uma intervenção que teve sua eficácia examinada no pós-teste. A temática é relevante a considerar que os alunos com TEA estão incluídos na escola e na universidade, conforme determinam os dispositivos legais, porém os professores nem sempre sabem como atendê-los em virtude das lacunas na formação docente. O método adotado é o estudo de caso único, de caráter quali-quantitativo. Foram realizados testes de leitura, assim como entrevistas semiestruturadas com um jovem estudante universitário com autismo, seus pais e alguns professores. As principais habilidades de leitura verificadas foram vocabulário, compreensão, previsibilidade, e dessas o rendimento mais baixo verificado foi na última habilidade, avaliada pelo teste Strange Stories, que considera a atribuição de estados mentais conforme a Teoria da Mente. A intervenção aplicada direcionada à previsibilidade teve sua eficácia analisada por meio de pós-teste, no qual se identificou melhora em relação à comparação entre pré-teste e pós-teste. Todavia, entende-se que outros fatores, como as vivências e a transição da fase escolar para a acadêmica, possam ter influenciado o resultado, pois a competência leitora é desenvolvida por diferentes fatores. Assim, acredita-se que esta pesquisa possa incentivar outros estudos que busquem desenvolver estratégias a serem aplicadas a alunos com TEA.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9872
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV