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dc.creatorSantos, Cássia Almeida dos
dc.date.accessioned2023-08-01T19:49:38Z
dc.date.available2023-08-01
dc.date.available2023-08-01T19:49:38Z
dc.date.issued2022-03-30
dc.identifier.citationSANTOS, Cássia Almeida dos. A compreensão leitora em jovem com Transtorno Espectro Autista: estudo de caso. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9872
dc.description.abstractThe subject of the present research is the reading comprehension of a young person with Autism Spectrum Disorder (ASD). The objective of this study is to identify, from the pre-test, the difficulties presented by the participant regarding reading comprehension and, based on that, to propose an intervention whose effectiveness was examined in the post-test. The subject is relevant considering that students with ASD are included in school and university, as determined by legal provisions, but teachers do not always know how to assist them due to gaps in teacher training. The method adopted is the single case study, of qualitative-quantitative character. Reading tests were carried out, as well as semi-structured interviews with a young university student with autism, his parents, and some teachers. The main reading skills verified were vocabulary, comprehension, predictability, and, from these, the lowest performance was verified in the last skill, evaluated by the Strange Stories test, which considers the attribution of mental states according to the Theory of Mind. The applied intervention aimed at predictability had its effectiveness analyzed through a post-test, in which an improvement was identified in relation to the comparison between pre-test and post-test. However, it is understood that other factors, such as experiences and transition from school to university, may interfere with the result. Thus, it is believed that this research can encourage other studies that seek to develop strategies to be applied to students with ASD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectStrange storiespt_BR
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectTheory of mindpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)
dc.titleA compreensão leitora em jovem com Transtorno Espectro Autista: estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-co1Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como temática a compreensão leitora de um jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo deste estudo é identificar, a partir de pré-teste, as dificuldades apresentadas pelo participante no que se refere à compreensão leitora e, com base nisso, propor uma intervenção que teve sua eficácia examinada no pós-teste. A temática é relevante a considerar que os alunos com TEA estão incluídos na escola e na universidade, conforme determinam os dispositivos legais, porém os professores nem sempre sabem como atendê-los em virtude das lacunas na formação docente. O método adotado é o estudo de caso único, de caráter quali-quantitativo. Foram realizados testes de leitura, assim como entrevistas semiestruturadas com um jovem estudante universitário com autismo, seus pais e alguns professores. As principais habilidades de leitura verificadas foram vocabulário, compreensão, previsibilidade, e dessas o rendimento mais baixo verificado foi na última habilidade, avaliada pelo teste Strange Stories, que considera a atribuição de estados mentais conforme a Teoria da Mente. A intervenção aplicada direcionada à previsibilidade teve sua eficácia analisada por meio de pós-teste, no qual se identificou melhora em relação à comparação entre pré-teste e pós-teste. Todavia, entende-se que outros fatores, como as vivências e a transição da fase escolar para a acadêmica, possam ter influenciado o resultado, pois a competência leitora é desenvolvida por diferentes fatores. Assim, acredita-se que esta pesquisa possa incentivar outros estudos que busquem desenvolver estratégias a serem aplicadas a alunos com TEA.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Limberger, Bernardo Kolling
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


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