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Proposta curricular para o ensino de português como segunda língua para surdos: possibilidades e desafios para a implementação da proposta

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Dissertacao_SAMIR ROSA DOS SANTOS.pdf (1.842Mb)
Fecha
2022-03-14
Autor
Santos, Samir Rosa dos
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Resumen
Em 2021, o Governo Federal brasileiro publicou o documento intitulado “Proposta Curricular para o ensino de Português como Segunda Língua para Surdos'', o qual propõe uma trajetória de ensino para a aprendizagem do português na modalidade escrita por surdos usuários da Libras e apresenta um Quadro de Referência para o Ensino de Português para Surdos. Nesta pesquisa, buscou-se investigar a recepção de tal documento por um grupo de professores de surdos de duas escolas da região sul do Rio Grande do Sul que atendem esses alunos. Foram convidados cinco professores de escolas de surdos que possuíam o perfil desejado quanto à formação e série escolar de atuação e que aceitaram ser entrevistados via Google Meet, em virtude da necessidade de distanciamento social imposto pela Pandemia de covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, composta de uma etapa mais analítica com o intuito de conhecer a Proposta Curricular quanto a seus pressupostos teóricos, seguida de uma entrevista semiestruturada com os profissionais, os quais, após terem lido o mesmo documento, deram as suas impressões sobre ele e sobre suas características. Para a análise dos dados produzidos nas entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Foram organizadas oito categorias a partir das recorrências de uma determinada palavra ou expressão capazes de formar agrupamentos por significados. Ressalta-se que esta pesquisa possuía os objetivos de verificar a compreensão por parte dos professores entrevistados, discutir a viabilidade da proposta e trazer apontamentos para sua utilização. Os resultados apontam para os desafios preambulares no que diz respeito ao processo de uma possível tentativa de implementação da proposta, tais como: a necessidade de formação continuada para os profissionais; a necessidade de que os professores de Português para surdos sejam fluentes em Libras; a adaptação do material à diversos contextos socioeducativos; e uma maior divulgação no perímetro nacional.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9880
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

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