Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSantos, Samir Rosa dos
dc.date.accessioned2023-08-01T22:54:57Z
dc.date.available2023-08-01
dc.date.available2023-08-01T22:54:57Z
dc.date.issued2022-03-14
dc.identifier.citationSANTOS, Samir Rosa dos. Proposta Curricular para o Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos: possibilidades e desafios para implementação da proposta. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9880
dc.description.abstractIn 2021, the federal government published the document entitled “Curricular Proposal for the Teaching of Portuguese as a Second Language for the Deaf”. This proposes a teaching trajectory for the learning of Portuguese in the written modality by deaf users of Libras and presents a Framework of Reference for Teaching Portuguese to the Deaf. This research sought to investigate the reaction to this document by a group of teachers of deaf students from two schools in the southern region of Rio Grande do Sul. Five teachers from schools for the deaf were selected to take part. These teachers had the desired profile in terms of training and school grade and agreed to be interviewed using Google meet. A Google meet was required due to the need for social distancing imposed by the covid-19 Pandemic. So a descriptive qualitative research was carried out, composed of an analytical stage, in order to examine the Curricular Proposal in terms of its theoretical assumptions. This was followed by a semi-structured interview with the professionals, who, after reading the same document, gave their impressions of it and its characteristics. Content analysis was used to analyze the data produced in the interviews. The results were split into eight categories based on the recurrences of given words or expressions, grouped by overall meaning. It is noteworthy that this research had the objective of verifying the understanding by the teachers being interviewed, whilst they discussed the feasibility of the proposal. This led to the forming of notes for it’s the future use of the purposed method. The results point to likely challenges with regard to attempting to implement the proposal, such as: the need for continuing education for professionals; the need for teachers of Portuguese for the deaf to be fluent in Libras; the need to adapt the material for different socio-educational contexts; as well as the need for its greater dissemination within the national perimeter.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCurrículo de Português para Surdospt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectSegunda Língua para Surdospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPortuguese Curriculum for the Deafpt_BR
dc.subjectPortuguesept_BR
dc.subjectSecond Language for the Deafpt_BR
dc.titleProposta curricular para o ensino de português como segunda língua para surdos: possibilidades e desafios para a implementação da propostapt_BR
dc.title.alternativeCurricular Proposal for the Teaching of Portuguese as Second Language for the Deaf: possibilities and challenges for the implementing the proposal.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm 2021, o Governo Federal brasileiro publicou o documento intitulado “Proposta Curricular para o ensino de Português como Segunda Língua para Surdos'', o qual propõe uma trajetória de ensino para a aprendizagem do português na modalidade escrita por surdos usuários da Libras e apresenta um Quadro de Referência para o Ensino de Português para Surdos. Nesta pesquisa, buscou-se investigar a recepção de tal documento por um grupo de professores de surdos de duas escolas da região sul do Rio Grande do Sul que atendem esses alunos. Foram convidados cinco professores de escolas de surdos que possuíam o perfil desejado quanto à formação e série escolar de atuação e que aceitaram ser entrevistados via Google Meet, em virtude da necessidade de distanciamento social imposto pela Pandemia de covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, composta de uma etapa mais analítica com o intuito de conhecer a Proposta Curricular quanto a seus pressupostos teóricos, seguida de uma entrevista semiestruturada com os profissionais, os quais, após terem lido o mesmo documento, deram as suas impressões sobre ele e sobre suas características. Para a análise dos dados produzidos nas entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Foram organizadas oito categorias a partir das recorrências de uma determinada palavra ou expressão capazes de formar agrupamentos por significados. Ressalta-se que esta pesquisa possuía os objetivos de verificar a compreensão por parte dos professores entrevistados, discutir a viabilidade da proposta e trazer apontamentos para sua utilização. Os resultados apontam para os desafios preambulares no que diz respeito ao processo de uma possível tentativa de implementação da proposta, tais como: a necessidade de formação continuada para os profissionais; a necessidade de que os professores de Português para surdos sejam fluentes em Libras; a adaptação do material à diversos contextos socioeducativos; e uma maior divulgação no perímetro nacional.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem