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dc.creatorSilva, Gabrielle Lenz da
dc.creatorCrespo, Renata Oliveira
dc.creatorCamargo, Síglia Pimentel Höher
dc.date.accessioned2023-08-07T15:12:15Z
dc.date.available2023-08-07T15:12:15Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2447-3545
dc.identifier.issn2447-3545
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9911
dc.description.abstractA educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRevista Gepesvidapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAdaptações curricularespt_BR
dc.titleAdaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizampt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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