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Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
dc.creator | Silva, Gabrielle Lenz da | |
dc.creator | Crespo, Renata Oliveira | |
dc.creator | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T15:12:15Z | |
dc.date.available | 2023-08-07T15:12:15Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-3545 | |
dc.identifier.issn | 2447-3545 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9911 | |
dc.description.abstract | A educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Gepesvida | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Adaptações curriculares | pt_BR |
dc.title | Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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PPGE: Artigos avaliados por pares [30]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Educação.