Mostrar el registro sencillo del ítem
Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras
dc.creator | Crespo, Renata Oliveira | |
dc.creator | Silva, Gabrielle Lenz da | |
dc.creator | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T15:12:43Z | |
dc.date.available | 2023-08-07T15:12:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | CRESPO, Renata Oliveira; SILVA, Gabrielle Lenz da; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-3545 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9912 | |
dc.description.abstract | O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Gepesvida | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Comunicação de alunos com TEA: estratégias baseadas nas dificuldades de professoras | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Artigos avaliados por pares [30]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Educação.