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Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista
dc.creator | Leão, Andréia Texeira | |
dc.creator | Martins, Juliana dos Santos | |
dc.creator | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T15:13:10Z | |
dc.date.available | 2023-08-07T15:13:10Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-3545 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9913 | |
dc.description.abstract | Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Gepesvida | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Co-regulação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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PPGE: Artigos avaliados por pares [30]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Educação.