dc.identifier.citation | LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher Camargo. Revisão de estudos sobre a co-regulação para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas,
professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos
participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA. | pt_BR |