Um olhar "pibidiano" sobre o desenvolvimento profissional de professoressupervisores do PIBID/UFPel
Abstract
A experiência como supervisora, desde 2008, e a participação nas ações
disciplinares e interdisciplinares do Programa PIBID/UFPel, motivaram esta
dissertação. Analisei as contribuições do Programa para o desenvolvimento
profissional de professores-supervisores e a possibilidade das ações e referenciais
teóricos deste constituírem-se em um projeto de formação continuada em serviço.
Para a coleta de dados realizei entrevistas, gravadas, com doze professoressupervisores
das Áreas de Ciências e Matemática, participantes do PIBID I e III, de
quatro escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Pelotas. Optei pela Análise
Textual Discursiva como metodologia para a análise de dados. Os referenciais
teóricos foram os suportes de análise para entender o desenvolvimento das
concepções dos professores, de seu conhecimento profissional e dos seus modelos
didáticos. A análise dos resultados obtidos indicou que a parceria entre a
Universidade e Escola – constituída a partir das ações do PIBID/UFPel – evidenciou
uma proximidade com um trabalho colaborativo e algumas contribuições para o
desenvolvimento profissional dos professores-supervisores, relacionadas às trocas
de experiências, à interação de saberes, ao tempo e espaço para os estudos de
formação, à oportunidade de atualização, ao trabalho em equipe, à participação nas
ações disciplinares e no projeto interdisciplinar. Além disso, as ações do PIBID –
relacionadas aos estudos, auxílio financeiro e participação em eventos –
promoveram um estímulo à formação continuada dos doze professoressupervisores:
cinco deles optaram pelo ingresso no Mestrado Profissional, enquanto
os demais, continuam a investir em cursos ou em grupos específicos na escola. Nos
aspectos relacionados à reflexão de sua prática, consideração dos conhecimentos
prévios dos alunos, o protagonismo da interação professor-aluno, o desenvolvimento
de projetos disciplinares e interdisciplinares, o trabalho em equipe e a teoria aliada à
prática, foram percebidos alguns avanços no conhecimento profissional dos
professores-supervisores. Isso sugere evolução, de um modelo didático inicial
majoritário – próximo ao Tradicional – para o modelo didático de transição Dual. A
partir dos resultados construí um projeto de formação continuada em serviço, tendo
como referências os pressupostos teóricos e as ações do PIBID/UFPel, em torno da
ideia da evolução das concepções prévias dos professores, de um Modelo Didático
de Investigação na Escola e de um conhecimento profissional desejável.
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