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dc.creatorBrasil, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-24T18:04:03Z
dc.date.available2015-03-24T18:04:03Z
dc.date.issued2013-07-30
dc.identifier.citationBRASIL, Renata. Educação nutricional de pré-escolares: consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina C. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2716
dc.description.abstractObjective To conduct nutrition education intervention for preschool children, encouraging the consumption of foods capable of increasing iron level in the body, as well as food sources of vitamin C, since it is an absorption facilitator of that mineral. Methods The intervention was conducted with 42 children aged four to six years old, studying in the morning shift of a Municipal School of Early Childhood Education in the city of Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brazil. Socioeconomic, anthropometric and child health data were collected. Playing methods were used as the nutrition education strategy in order to encourage consumption of meals rich in iron and vitamin C. Children’s learning about the topic and acceptance of the offered meals were assessed. Lectures on nutrition and health information were given to parents and/or guardians, teachers and cooks to consolidate the nutrition practices in the children’s family environment. Results The anthropometric profile shows a high prevalence for risk of overweight (27.3%) in children under five years old and for overweight (31.6%) in those aged five years or more. Increases were noticed in children's knowledge on food items that help preventing anemia and in the consumption of food preparations rich in iron and vitamin C inserted in school meals. Conclusion The nutrition education strategy of playfulness rendered positive results among the preschoolers concerning the adherence to the consumption of foods source of iron and rich in vitamin C to prevent anemia, therefore it can be used as a model for encouraging the consumption of other foods and combat other nutritional deficiencies.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAnemiapt_BR
dc.subjectAvaliação nutricionalpt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.subjectFerropt_BR
dc.subjectVitamina Cpt_BR
dc.subjectNutritional assessmentpt_BR
dc.subjectNutrition educationpt_BR
dc.subjectIntervention studypt_BR
dc.subjectIronpt_BR
dc.subjectVitamin Cpt_BR
dc.titleEducação nutricional de pré-escolares: consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina Cpt_BR
dc.title.alternativeNutrition education of preschool: consumption foods rich in iron and vitamin Cpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258025E3pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786423H4pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lindemann, Ivana Loraine
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776651Z3pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Kaufmann, Cristina Corrêa
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211833J5pt_BR
dc.description.resumoObjetivo Realizar intervenção de educação nutricional com pré-escolares, estimulando o consumo de alimentos que aumentam o aporte de ferro para o organismo e também para o consumo de alimentos fontes de vitamina C, que é um facilitador da absorção desse mineral. Métodos A intervenção foi realizada com 42 crianças, de quatro a seis anos de idade, que estudavam no turno da manhã de uma Escola Municipal de Educação Infantil, da cidade de Capão do Leão, RS. Foram coletados dados socioeconômicos, de saúde da criança e antropométricos. Como estratégia de educação nutricional foram utilizados métodos lúdicos visando o incentivo ao consumo de preparações alimentares ricas em ferro e vitamina C. As crianças foram avaliadas em relação a aprendizagem sobre o tema e a aceitação das preparações oferecidas. Palestras com informações de nutrição e saúde foram repassadas aos pais e/ou responsáveis, professores e merendeiras visando consolidar as práticas de nutrição no ambiente familiar das crianças. Resultados O perfil antropométrico demonstra alta prevalência de risco de sobrepeso (27,3%) para crianças menores de cinco anos de idade e de sobrepeso (31,6%) naqueles com cinco anos ou mais. Foi verificado aumento do conhecimento das crianças em relação aos alimentos que visam prevenir a anemia e aumento no consumo das preparações ricas em ferro e vitamina C inseridas na alimentação escolar. Conclusão A estratégia de educação nutricional de caráter lúdico produziu resultados positivos junto aos pré-escolares quanto à adesão ao consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina C para prevenção da anemia, e pode ser usado como modelo para estímulo ao consumo de outros alimentos e o combate a outras deficiências nutricionais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutriçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Buchweitz, Márcia Rúbia Duartept_BR


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