Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Manuella Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-03T01:23:59Z
dc.date.available2015-04-03T01:23:59Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.identifier.citationCARVALHO, Manuella Pereira. As dicotomias da Nação: o espaço em Eterna paixão e Venenos de Deus, remédios do Diabo. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2723
dc.description.abstractComparative studies have allowed a decentralization of literature, fostering an openness to study literary work previously considered peripheral. The study presented here shows a comparison between two works - Eterna Paixão (1994), from Abduali Sila, a Guinean writer, and Venenos de Deus, Remédios do Diabo (2008), from Mia Couto, a Mozambican writer. The theoretical construct examines subjects as the imagined communities, observed by external spaces (public sphere) and internal spaces (private sphere) in the post-colonial period. This moment in history becomes unique for young African nations, because it is a period of tension generated by numerous local cultural aspects and issues related to modernity. The reflection and explanation of ideas of the theoretical questions concerning this research are mainly enlightened by Henry Lefebvre, Partha Chatterjee, Hommi Bhabha, Kwame Appiah and Stuart Hall, in relation to space, the imagined communities, culture, nation and identity. Each of the analyzed work reveals their imagined community, which means, they create an image of a nation to reflect on the path that their countries took after a long period of colonization. Indeed, subjects have had a difficulty in understanding and dealing with local customs and myths in relation to modernity. Thus, nation dichotomies are created and show the differences between the local and the global, and how these differences end up shaping the construction of national image.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectEspaços pós-coloniaispt_BR
dc.subjectMia Coutopt_BR
dc.subjectAbdulai Silapt_BR
dc.subjectComparatismopt_BR
dc.subjectAfrican literaturept_BR
dc.subjectPost-colonial spacespt_BR
dc.subjectComparatismpt_BR
dc.titleAs dicotomias da Nação: o espaço em Eterna paixão e Venenos de Deus, remédios do Diabopt_BR
dc.title.alternativeThe dichotomies of the Nation: the space Eternal passion and Poisons of God, Devil's remediespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261687H3pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786597J1pt_BR
dc.description.resumoOs estudos comparados têm permitido operar uma descentralização da literatura, promovendo uma abertura para o estudo de obras literárias até então consideradas periféricas. O estudo aqui apresentado realiza um comparativo entre as obras Eterna paixão (1994), de Abduali Sila, escritor guineense e Venenos de Deus, remédios do Diabo (2008), de Mia Couto, escritor moçambicano. Este construto teórico analisa temas como comunidades imaginadas, observadas pelos espaços externo (esfera pública) e interno (esfera privada) no período pós-colonial. Esse momento da história torna-se singular para as jovens nações africanas, porque é um período de tensões geradas por inúmeros aspectos culturais locais e questões ligadas à modernidade. As ideias para a reflexão e explanação das questões teóricas concernentes a este trabalho são iluminadas principalmente por Henry Lefebvre, Partha Chatterjee, Hommi Bhabha, Kwame Appiah e Stuart Hall, em relação ao espaço, as comunidades imaginadas, cultura, nação e identidade. Cada uma das obras observadas revelam a sua comunidade imaginada, isto é, criam uma imagem de nação para refletir acerca dos rumos que seus países tomaram após um longo período de colonização. Com efeito, constata-se a dificuldade de compreensão dos sujeitos em como lidar com os costumes e mitos locais em relação à modernidade. Desse modo, criam-se dicotomias da nação que manifestam as diferenças entre o local e o global e como estas diferenças acabam se conformando na construção da imagem nacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sparemberger, Alfeupt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples