Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCorrêa, Letícia Maria Passospt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:41Z
dc.date.available2012-05-07pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:41Z
dc.date.issued2012-03-06pt_BR
dc.identifier.citationCORRÊA, Letícia Maria Passos. Ensino de Filosofia no Colégio Municipal Pelotense: uma análise histórica e crítica da disciplina de filosofia de 1960 a 2008. 2012. 340 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1606
dc.description.abstractThis paper describes the teaching of Philosophy from the 1960's to 2008 at Pelotense High School. The study makes a qualitative analysis of Philosophy teaching processes at this institution by means of documentation research and interviews. The text has been divided into two parts. The first one deals with the boundaries and outlines of the thesis by describing my professional path, and includes a literature review of the issues in question as well as the methodological and theoretical procedures used to implement the research. Aspects referring to criticality and the historical-critical outlook in the teaching of Philosophy are mentioned. In the second part of the study, data collected both at Pelotense High School and interviews with the teaching staff are researched. The first chapter addresses the teaching of Philosophy at Pelotense High School from 1960 to the year of the military coup d état in Brazil in 1964. Following, the 1964 1972 period is discussed. The third chapter extends from 1972 to 1985, the year of Brazilian redemocratization. The chapter that follows includes the 1985 2000 period and focuses on the Philosophy teaching reintegration into the school curriculum. The last chapter presents the teaching of philosophy at Pelotense High School between 2000 and 2008, on which occasion the teaching of Philosophy and Sociology at secondary school level became compulsory. This research aimed to understand the role of Philosophy teaching at the institution and its potential for shaping critical awareness, and concluded that Pelotense High School has been innovative in the teaching of this Courseeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectColégio Municipal Pelotensepor
dc.subjectCriticidadepor
dc.subjectTeaching of philosophyeng
dc.subjectPelotense High Schooleng
dc.subjectCriticalityeng
dc.titleEnsino de Filosofia no Colégio Municipal Pelotense: uma análise histórica e crítica da disciplina de filosofia de 1960 a 2008por
dc.title.alternativePhilosophy Teaching in Pelotense High School: a historical and critical analysis of the Philosophy discipline from 1960 to 2008eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2010619249802101por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7408879749508088por
dc.contributor.referees1Amaral, Giana Lange dopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474por
dc.description.resumoEste estudo apresenta o Ensino de Filosofia desenvolvido no Colégio Municipal Pelotense, desde 1960 até 2008. Nele, se analisa qualitativamente, através de análise documental e entrevistas, como foram os processos de ensino da disciplina de Filosofia na instituição, bem como o histórico percorrido pela mesma. O texto é dividido em duas partes. Na primeira parte, são apresentadas as delimitações e delineamentos da dissertação, através de um memorial descritivo de minha trajetória profissional, a revisão de literatura dos assuntos abordados e os procedimentos metodológicos e teóricos utilizados para a concretização da pesquisa. São abordados aspectos acerca da categoria criticidade e a relevância da perspectiva histórico-crítica para o Ensino de Filosofia. Na segunda parte do trabalho, é desenvolvida a pesquisa através dos dados coletados no Colégio Municipal Pelotense e em entrevistas com professores da instituição. No primeiro capítulo, é abordado o Ensino de Filosofia no CMP de 1960 a 1964, ano do Golpe Militar. Posteriormente, é apresentado o período de 1964 a 1972. O terceiro capítulo segue a delimitação cronológica de 1972 a 1985, ano da redemocratização do Brasil. O capítulo seguinte, que apresenta os anos de 1985 a 2000, trata da reinserção da Filosofia no Colégio Pelotense. O último capítulo apresenta o Ensino de Filosofia no CMP no período de 2000 a 2008, ano em que ocorreu a obrigatoriedade do Ensino de Filosofia e Sociologia nas escolas de Ensino Médio. A pesquisa intenciona perceber o papel do Ensino de Filosofia desenvolvido na instituição e seu potencial formador de consciências críticas e conclui que o Colégio Municipal Pelotense foi inovador em relação ao ensino da disciplinapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Neiva Afonsopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem