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Gestão da educação e controle das performatividades no Brasil: um estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB

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Daniel_Godoy_Dissertacao.pdf (2.243Mb)
Fecha
2012-03-03
Autor
Godoy, Daniel
Metadatos
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Resumen
A presente pesquisa analisou a gestão da educação e o controle dos desempenhos no Brasil através do estudo do caso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB, instituído pelo Decreto Presidencial 6.094 de 2007. Através do estudo de caso, foi possível investigar o processo de institucionalização desse indicador educacional, observando seu estatuto de dispositivo informacional e de controle, percebendo como este dispositivo passa a ser operado como uma tecnologia política de governança. A metodologia utilizada, portanto, foi o estudo de caso, complementado por uma análise crítica do discurso, a qual foi utilizada para analisar os discursos e os enunciados encontrados na fluidez discursiva de redes de relacionamentos sociais na internet, textos de entrevistas com especialistas e textos jornalísticos. Utilizando contribuições de Paolo Virno, Antonio Negri, Michel Hardit, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Steffen Ball, foi possível identificar as presenças articuladas nos textos de políticas educacionais e nos textos de pesquisas sobre as desigualdades educacionais, dos discursos do ordenamento territorial e dos discursos sobre as geografias das oportunidades. Foi, portanto, possível perceber e evidenciar, marcas de uma nova fase da racionalidade do planejamento educacional voltada para o controle e para a regulação da educação, mediante o uso da performatividade e da gestão, como ferramentas de linguagem política e de tecnologias políticas de governança, que tendem a promover a inter setorialidade das políticas públicas
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1608
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [807]

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