dc.contributor.advisor | Klein, Madalena | pt_BR |
dc.creator | Valério, Raquel Coelho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:47:43Z | |
dc.date.available | 2013-08-02 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:47:43Z | |
dc.date.issued | 2011-03-02 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VALÉRIO, Raquel Coelho. As representações do crack de estudantes do ensino
fundamental no município de Rio Grande-RS. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1615 | |
dc.description.abstract | This scientific research aimed to investigate the representations of the crack of children
and young elementary school students in Rio Grande, RS. The activities of field research
was conducted in two stages, namely: I) The application of a questionnaire to a class of
fifth grade at a public school, b) assembling a group of Workshops Theatre, composed of
students different public schools, using audiovisual record of theatrical sketches created.
Questionnaires and theatrical sketches, were analyzed in the Theory of Representations
and the contributions of Henri Lefebvre. As the survey results and discussions on the
representations found in relation to crack, it was possible objectivations, which indicate
that the subjective process media are acting in instituting the hegemonic paradigm of the
war on drugs, which anchors images in and around the crack, linking them with images of
violence and social stereotypes. In that sense, this research found that users are
represented by children and young people as drug addicts, while customers of drug
pushers. However, without being criminalized, but represented either as individuals
subject to social and medical intervention, sometimes liable to social degeneration and
violence. And, as the main finding, the survey shows that the image of the money was
perceived as being anchored near the core generator of representations, promoting
ethical and moral conflicts in relation to the crack in everyday life, with the imagery and
attitudes represented by the students | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Crack | por |
dc.subject | Drogas | por |
dc.subject | Representações | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Crack | eng |
dc.subject | Drugs | eng |
dc.subject | Representations | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Theatre | eng |
dc.title | As representações do crack de estudantes do ensino fundamental no município de Rio Grande-RS | por |
dc.title.alternative | The crack representations of elementary school students in the city of Rio Grande-RS | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4877252499408320 | por |
dc.contributor.advisorID | | por |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207173035684519 | por |
dc.contributor.referees1 | Pino, Mauro Augusto Burkert Del | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | | por |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4442388640917569 | por |
dc.description.resumo | presente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sobre o crack de
crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental no município de Rio Grande, RS.
As atividades de pesquisa de campo se realizaram em duas etapas distintas, sendo: I) A
aplicação de um questionário junto a uma turma da 5ª série de escola pública; b) A
montagem de um grupo de Oficinas de Teatro, composto por estudantes de diferentes
escolas públicas, utilizando registro audiovisual de esquetes teatrais criadas. Os
questionários e as esquetes teatrais foram analisados a luz da Teoria das
Representações Sociais e das contribuições da de Henri Lefèbvre. Como resultados e
discussões da pesquisa, nas representações encontradas em relação ao crack, foi
possível perceber objetivações, as quais, indicam que os processo de subjetivação
midiáticas estão, atuando de forma hegemônica instituindo o paradigma da guerra contra
as drogas, o qual, ancora imagens do e em torno do crack, relacionando-as com imagens
de violência e de estereótipos sociais. Nesse sentido, a presente pesquisa descobriu que
os usuários são representados pelas crianças e jovens como drogados, ao mesmo
tempo, clientes dos vendedores de drogas. Contudo, sem serem criminalizados, mas,
representados, ora como sujeitos passíveis de intervenção social e clínica, ora, passíveis
de degeneração social e de violência. Como principal achado, destaca-se que a imagem
do dinheiro foi percebida, como estando ancorada junto ao núcleo gerador das
representações, promovendo conflitos éticos e morais, em relação ao crack no cotidiano,
junto ao imaginário e as atitudes representadas pelos estudantes | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |