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As representações do crack de estudantes do ensino fundamental no município de Rio Grande-RS

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Ver/
Raquel_Coelho_Valerio_Dissertacao.pdf (726.0Kb)
Fecha
2011-03-02
Autor
Valério, Raquel Coelho
Metadatos
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Resumen
presente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sobre o crack de crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental no município de Rio Grande, RS. As atividades de pesquisa de campo se realizaram em duas etapas distintas, sendo: I) A aplicação de um questionário junto a uma turma da 5ª série de escola pública; b) A montagem de um grupo de Oficinas de Teatro, composto por estudantes de diferentes escolas públicas, utilizando registro audiovisual de esquetes teatrais criadas. Os questionários e as esquetes teatrais foram analisados a luz da Teoria das Representações Sociais e das contribuições da de Henri Lefèbvre. Como resultados e discussões da pesquisa, nas representações encontradas em relação ao crack, foi possível perceber objetivações, as quais, indicam que os processo de subjetivação midiáticas estão, atuando de forma hegemônica instituindo o paradigma da guerra contra as drogas, o qual, ancora imagens do e em torno do crack, relacionando-as com imagens de violência e de estereótipos sociais. Nesse sentido, a presente pesquisa descobriu que os usuários são representados pelas crianças e jovens como drogados, ao mesmo tempo, clientes dos vendedores de drogas. Contudo, sem serem criminalizados, mas, representados, ora como sujeitos passíveis de intervenção social e clínica, ora, passíveis de degeneração social e de violência. Como principal achado, destaca-se que a imagem do dinheiro foi percebida, como estando ancorada junto ao núcleo gerador das representações, promovendo conflitos éticos e morais, em relação ao crack no cotidiano, junto ao imaginário e as atitudes representadas pelos estudantes
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1615
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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