Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorVieira, Jarbas Santospt_BR
dc.creatorGuidotti, Flávia Garcia
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:08Z
dc.date.available2014-01-17pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:08Z
dc.date.issued2013-04-12pt_BR
dc.identifier.citationGUIDOTTI, Flávia Garcia. Do intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruel. 2013. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1685
dc.description.abstractIn this thesis I propose a problematization concerning the interface between cinema and education. Unlike speeches and proposals which focus on the link between cinema and education through the introduction of movies as a didactic resource or as a mean capable of representing educational situations, during this research I worked on certain theoretical concepts with the purposes of supporting the idea that the cinema is a device which produces educability effects based on the condition with the image frame. In this perspective, I refer to a way of individual education which occurs through the experience acquired by watching movies. I reinforce my arguments on the cinema theory presented by Gilles Deleuze, mainly his ideas on image-time. Deleuze develops the idea that the cinema is an event which may make one think, leading to the unthinkable in thoughts, fostering the creation of concepts and the idea of problems which would be responsible for a new thinking image, or thinking without images, which starts from the difference. I defend that the educational power of cinema is rather a philosophical expression, a philosophy of difference, and it is found in its capacity to produce thinking. In order to do so, the concept of "cruelty" is a form of expression which goes beyond representation, and is present in the content of the film; these images affect us, bringing out new thoughts, with no representation, thoughts with no images. This thesis is a mapping, done with the cartographic method, which takes as empirical reference some contemporary movies to, based on the contribution of some authors, such as Gilles Deleuze, Antonin Artaud, Friederich Nietzsche, among others, try to identify cruel images which might enable creating the unthinkable in the thought.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectPensamentopor
dc.subjectCrueldadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectThoughteng
dc.subjectCrueltyeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleDo intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruelpor
dc.title.alternativeFrom unbearable to unthinkable: teaching powers of a cruel cinemaeng
dc.typedoctoralThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1586774868860794por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.contributor.referees1Hypolito, Álvaro Luiz Moreirapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.contributor.referees2Sperotto, Rosária Ilgenfritzpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2LattesSperotto, Rosária Ilgenfritzpor
dc.description.resumoNesta tese proponho uma problematização a respeito da interface entre cinema e educação. Diferente dos discursos e das propostas que centralizam o vínculo entre cinema e educação a partir da incorporação de filmes como recurso didático ou como um meio capaz de representar situações educativas, durante esta pesquisa trabalhei determinados conceitos teóricos com o objetivo de sustentar a ideia de que o cinema é um dispositivo que produz efeitos de educabilidade a partir da afecção com a imagem em fluxo. Nessa perspectiva, refiro-me a uma forma de educação de si que ocorre através da experiência vivida em contato com os filmes. Sustento minha argumentação na teoria do cinema desenvolvida por Gilles Deleuze, principalmente suas ideias sobre a imagem-tempo. Deleuze desenvolve a ideia de que o cinema é um acontecimento capaz de fazer pensar, de gerar o impensável no pensamento, de suscitar a criação de conceitos e a constituição de problemas que seriam responsáveis por uma nova imagem do pensamento, ou do pensamento sem imagens, que comece pela diferença. Defendo que o potencial educativo do cinema é da ordem da expressão filosófica, de uma filosofia da diferença, e encontra-se na sua capacidade de produzir pensamentos. Para tanto o conceito de "crueldade" é uma forma de expressão que vai além da representação, e está presente na superfície do filme; essas imagens nos afectam, fazendo aflorar pensamentos novos, sem representação, pensamentos sem imagens. A tese foi realizada através do método cartográfico, assim, o mapa foi constituído tendo como referência empírica seis filmes contemporâneos para, a partir das contribuições de alguns autores, como Gilles Deleuze, Antonin Artaud, Friederich Nietzsche, entre outros, identificar imagens cruéis capazes de gerar o impensável no pensamento.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem