Show simple item record

dc.contributor.advisorGhiggi, Gomercindopt_BR
dc.creatorSilveira, Fabiane Tejada da
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:27Z
dc.date.available2012-04-11pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:27Z
dc.date.issued2011-07-05pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Fabiane Tejada da. A constituição do sujeito histórico freiriano: construções da práxis de uma espect-atriz/professora. 2011. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1753
dc.description.abstractThis research aims to understand my construction process as an actress-womanteacher based on Paulo Freire s thoughts and having the idea of elaborating reflections about the of the historical subject in its aesthetic dimension and theatrical praxis as a pedagogical possibility in constructing this subject. The study has the qualitative bibliographical character with the focus on the theoretical production of Paulo Freire and in the autobiographical perspective of the research. The central theory is that Freire s thought of the construction of the historical subject in its aesthetic dimension, contributes to the re-signification of the pedagogical possibilities in the theatrical praxis on the process of constitution of this subject. In the attempt of establishing a dialogue between Freire s thought and scholars in the fields of philosophy, education and drama, I searched in Marx, Adorno, Fiori, Boron, Boal, Brecht, Duarte Jr, Gadotti, Nóvoa, Passeggi, Josso, Casali, among others, the basis to develop my theory. In this work, it was possible to verify that the theatrical pedagogical-praxis with the focus in the view of the world by the subjects involved can be an open space for the construction of historical subjects, that is, committed with the reflections concerning the relations between people and their humanization processes aiming social transformationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectSujeito históricopor
dc.subjectPráxis teatralpor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectHistorical subjecteng
dc.subjectTheatrical praxiseng
dc.titleA constituição do sujeito histórico freiriano: construções da práxis de uma espect-atriz/professorapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1299115860163587por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.contributor.referees1Peres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.contributor.referees2Silva, Ursula Rosa dapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097por
dc.description.resumoEsta pesquisa visa a compreender o meu processo de construção como atrizmulher-professora, tendo como base o pensamento de Paulo Freire, com o objetivo de elaborar reflexões sobre a constituição do sujeito histórico em sua dimensão estética e da práxis teatral como uma possibilidade pedagógica de construção desse sujeito. O estudo tem o caráter bibliográfico qualitativo com enfoque na produção teórica de Paulo Freire e na perspectiva autobiográfica de pesquisa. A tese central é que o pensamento de Freire sobre a constituição do sujeito histórico, em sua dimensão estética, contribui para a compreensão das possibilidades pedagógicas da práxis teatral no processo de constituição desse sujeito. Na tentativa de fazer dialogar o pensamento freiriano com teóricos do campo da filosofia, educação e do teatro, busquei em Marx, Adorno, Fiori, Boron, Boal, Brecht, Duarte Jr, Gadotti, Nóvoa, Passeggi, Josso, Casali, entre outros, subsídios para desenvolver minha tese. No trabalho, foi possível constatar que a práxis-pedagógica teatral, com o foco na leitura de mundo pelos sujeitos nela envolvidos, pode ser um espaço aberto para a construção de sujeitos históricos, ou seja, comprometidos com a reflexão sobre as relações entre as pessoas e seus processos de humanização, tendo em vista a transformação socialpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record