A constituição do sujeito histórico freiriano: construções da práxis de uma espect-atriz/professora

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Data
2011-07-05Autor
Silveira, Fabiane Tejada da
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Esta pesquisa visa a compreender o meu processo de construção como atrizmulher-professora,
tendo como base o pensamento de Paulo Freire, com o objetivo
de elaborar reflexões sobre a constituição do sujeito histórico em sua dimensão
estética e da práxis teatral como uma possibilidade pedagógica de construção desse
sujeito. O estudo tem o caráter bibliográfico qualitativo com enfoque na produção
teórica de Paulo Freire e na perspectiva autobiográfica de pesquisa. A tese central é
que o pensamento de Freire sobre a constituição do sujeito histórico, em sua
dimensão estética, contribui para a compreensão das possibilidades pedagógicas da
práxis teatral no processo de constituição desse sujeito. Na tentativa de fazer
dialogar o pensamento freiriano com teóricos do campo da filosofia, educação e do
teatro, busquei em Marx, Adorno, Fiori, Boron, Boal, Brecht, Duarte Jr, Gadotti,
Nóvoa, Passeggi, Josso, Casali, entre outros, subsídios para desenvolver minha
tese. No trabalho, foi possível constatar que a práxis-pedagógica teatral, com o foco
na leitura de mundo pelos sujeitos nela envolvidos, pode ser um espaço aberto para
a construção de sujeitos históricos, ou seja, comprometidos com a reflexão sobre as
relações entre as pessoas e seus processos de humanização, tendo em vista a
transformação social