Os processos educativos no trabalho de coleta e separação de resíduos sólidos na cidade de Pelotas/RS
Resumen
A presente dissertação aborda os processos educativos que permeiam o trabalho
da coleta seletiva de resíduos sólidos, tendo como referência, a dinâmica da
produção associada e individual. Inicialmente, apresentamos o delineamento da
pesquisa indicando a origem da proposta, seu percurso metodológico e os
apontamentos obtidos através do campo cooperado do presente estudo. A
seguir, são discutidas, a partir do enfoque teórico, as dimensões do trabalho na
coleta e separação de resíduos relacionando-as aos aspectos do campo da rua
da pesquisa. No terceiro momento, faz-se a aproximação do referencial teórico e
dos apontamentos já existentes entre o ambiente cooperado e o de rua, com
ênfase na perspectiva da formação de uma pedagogia do trabalho. Ao final,
fazemos alguns apontamentos enquanto resultados da pesquisa onde podemos
concluir que:
Enquanto processo de aprendizagem, o trabalho de coleta de rua, restringe-se a
uma reprodução mecânica do trabalho enquanto meio de sobrevivência, sem a
percepção pedagógica implícita. O impacto na realização da sua atividade está
na medida em que não reconhece sua aprendizagem e situa-se isoladamente em
relação aos demais trabalhadores; entendidos como concorrentes e não como
parceiros; e essa condição de atomização confere uma relação de tutela sob o
seu comprador que é com quem os catadores de rua estabelecem sua fonte de
informação e preparação para o trabalho. Por sua vez, os processos pedagógicos
nos Empreendimentos Econômicos Solidários são vivenciados mais
intensamente sob os aspectos da organização, gerenciamento e relacionamento
entre os trabalhadores e o impacto produzido no trabalho, segundo a forma
associada, está no desempenho de uma atividade autogerida sob uma condição
menos penosa para realização do trabalho