Nível de atividade física entre professores de Educação Física das escolas de educação básica de Pelotas - RS
Abstract
Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de
intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores
neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível de atividade física
no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuam na zona urbana da
cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizou o IPAQ
(International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nível de atividade
física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderam o questionário,
61,0% do sexo feminino, 54,8% concluíram pós-graduação e 55,9% foram classificados como
ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada, apresentou associação
inversa com tabagismo (p=0,02) e direta com autopercepção de saúde (p=0,001). Conclusão:
os professores apresentaram um nível de atividade física no lazer superior aos encontrados na
população de Pelotas e não demonstraram os mesmos fatores de risco para inatividade física
que a população em geral.