• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A reinvenção do eu: desdobramentos do fenômeno mnemônico em Dois irmãos e O Vale da Paixão.

Thumbnail
Ver/
Dissertacao Mariana Jantsch de Souza.pdf (867.9Kb)
Fecha
2013-03-27
Autor
Souza, Mariana Jantsch de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta Dissertação de Mestrado analisa a formação das identidades dos narradores protagonistas dos romances Dois irmãos (2000), de Milton Hatoum, e O Vale da Paixão (1998), de Lídia Jorge. São eles Nael e a filha de Walter Dias, respectivamente. Os narradores se servem da memória como instrumento principal para (re)construir identidades silenciadas e excluídas da narrativa familiar. Empenham-se, então, em um trabalho narrativo de retrospecção, mobilizando memórias e agenciando diversas vozes em seus discursos. Para esta investigação fez-se necessário, portanto, realizar uma discussão prévia acerca dos aspectos teóricos que estruturam a pesquisa, partindo-se de um aporte teórico antropológico e sociológico. Sendo assim, delimitou-se a noção de identidade e em seguida analisou-se o fenômeno mnemômico, conceitos chave que se tornam definições de trabalho. Em seguida, foi observada como a memória é manipulada pelos narradores: como apresentam as suas memórias e como utilizam outras memórias para compor o próprio discurso e a própria história. Adiante, verificou-se como se relacionam memória e identidade sob o ponto de vista teórico, percebendo-se que essa ligação se realiza por meio da narração, analisada na última parte da pesquisa. O estudo permite concluir que a memória é uma fonte incontornável para a formação identitária, pois possibilita que o sujeito narre a própria história atribuindo novos significados às experiências vividas, o que dá suporte a uma nova configuração identitária.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2165
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [303]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV