Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBezerra, Antônio Jorge Amaralpt_BR
dc.creatorNoronha, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T14:33:05Z
dc.date.available2014-01-16pt_BR
dc.date.available2014-08-20T14:33:05Z
dc.date.issued2013-10-29pt_BR
dc.identifier.citationNORONHA, Ana Paula. The access priority the family farmer of de National Program of School Meals (PNAE): the case of Capão do Leão, RS. 2013. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura familiar) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2387
dc.description.abstractThe National Program of School Meals (PNAE) developed in Brazil is one of the largests in Latin America, reaching approximately 50 million students, providing at least one meal a day. The program has been developed in the country since 1955 and has suffered modifications with the aim of improving food security and nutrition of schoolchildren; as well as local development, through the strengthening of family agriculture. Since 2009, the Federal law 11.947, requires that the minimum investment of 30% among the financial resources of the program to purchase food must be spent with this social category, prioritizing: agrarian reform settlements, indigenous and Quilombola communities and those with ecological/organic production. This descriptive research, sought to identify the actions developed by public managers from Capão do Leão/RS, for the purchase of food from local and regional farmers. This town was chosen because besides having two land reform settlements, consisting of 36 families, which provide no foodgrade for PNAE; it acquires food produced by farmers with basic ecological production from Pelotas. So, we also understand the social and productive dynamics of these groups in order to identify the reasons that allow the participation of one, while the other cannot access the program. The results show that the social and productive organization of family farmers of ecological basis from Pelotas, which integrate the South Ecological Cooperative and the access to information about the operationalization of the PNAE, are crucial to the participation of these subjects. The factors that restrict the participation of family farmers settled by agrarian reform, which integrate the priority of public food source to PNAE, are: the asymmetry of information between this group and the managers of the municipality and the structural problems that they face. Thus, PNAE in Capão do Leão has not fully reached their goals, especially regarding to the promotion of local development.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectMercados institucionaispor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSegurança alimentarpor
dc.subjectAlimentação escolarpor
dc.subjectDesenvolvimento localpor
dc.subjectInstitutional marketseng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectFood securityeng
dc.subjectSchool feedingeng
dc.subjectLocal developmenteng
dc.titleO acesso dos agricultores familiares prioritários ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): o caso do município de Capão do Leão, RSpor
dc.title.alternativeThe access priority the family farmer of de National Program of School Meals (PNAE): the case of Capão do Leão, RS. 2013eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5264499793538103por
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) desenvolvido no Brasil é um dos maiores da América Latina, atendendo aproximadamente 50 milhões de estudantes, fornecendo pelo menos uma refeição ao dia. O Programa funciona no país desde 1955 e vem sofrendo modificações com o intuito de promover a melhoria da segurança alimentar e nutricional dos escolares, bem como o desenvolvimento local, através do fortalecimento da agricultura familiar. Desde 2009, a Lei Federal 11.947 prevê o investimento mínimo de 30% dos recursos financeiros do Programa para compra de alimentos desta categoria social, priorizando-se: assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas e aqueles com produção agroecológica/orgânica. Esta pesquisa de caráter descritivo, procurou identificar as ações desenvolvidas pelos gestores públicos de Capão do Leão/RS, para a compra de alimentos de agricultores familiares locais e regionais. Este município foi escolhido, pois além de possuir dois assentamentos de reforma agrária, formado por 36 famílias, que não fornecem nenhum gênero alimentício para o PNAE; ele adquire alimentos produzidos por agricultores com produção de base ecológica de Pelotas. Deste modo, procuramos também compreender as dinâmicas socais e produtivas destes grupos, a fim de identificar os motivos que permitem a participação de um, enquanto o outro não consegue acessar o Programa. Os resultados apontam que a organização social e produtiva dos agricultores familiares de base ecológica de Pelotas, que integram a Cooperativa Sul Ecológica, juntamente com o acesso às informações sobre a operacionalização do PNAE, são determinantes para a participação destes sujeitos. Os fatores que limitam a participação dos agricultores familiares assentados da reforma agrária, que integram o público prioritário de fornecedores de alimentos para o PNAE, são: a assimetria de informações existentes entre este grupo e os gestores do município e as dificuldades estruturais que estes enfrentam. Deste modo, o PNAE em Capão do Leão não vem atingindo plenamente seus objetivos, especialmente no que diz respeito à promoção do desenvolvimento local.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiarpor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem