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A percepção ambiental dos agricultores vinculados a uma Rede de Referência em agricultura familiar: uma análise sobre as práticas agroecológicas e a qualidade de vida.

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Dissertacao_Shirley_Nascimento_Altemburg.pdf (1.831Mb)
Data
2011-01-14
Autor
Altemburg, Shirley Grazieli Nascimento
Metadata
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Resumo
Este trabalho foi desenvolvido em 11 unidades agrícolas familiares, localizadas em sete municípios, incluídas no projeto ―Pesquisa participativa em rede de referência para agricultura familiar de base ecológica na região sul do Rio Grande do Sul‖, coordenado pela Embrapa Clima Temperado Pelotas. O objetivo geral do estudo foi verificar os aspectos relacionados a percepção ambiental dos agricultores e verificar a relação entre a utilização de práticas agroecológicas e qualidade de vida no rural. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi análise de entrevistas e observação. As mesmas foram realizadas através de visitas realizadas às propriedades. Com base nos resultados obtidos, foi possível inferir que a Agroecologia proporciona uma emancipação sócio-ambiental dos agricultores. Neste sentido, as propriedades estudadas possuem um alto grau de preservação ambiental que está diretamente relacionado as técnicas de manejo utilizada pelo sistema de produção de base ecológica. Com relação à qualidade de vida no rural, alguns pontos foram apontados como necessários a uma maior valorização da atividade agrícola familiar de base ecológica, na zona sul. Deste modo, iniciativas como divulgação da produção de base ecológica e ações educativas voltadas para o campo de modo a auxiliar na permanência dos jovens no campo, constituem os maiores anseios dos agricultores. De modo geral, o presente trabalho buscou contribuir para a formulação de estratégias que auxiliem a disseminação da produção de base ecológica no território zona sul, uma vez que a mesma, além de garantir a preservação ambiental, reflete na qualidade de vida dos agricultores.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2429
Collections
  • PPGSPAF: Dissertações e Teses [250]

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