Show simple item record

dc.creatorFeijó, José Roberto de Oliveirapt_BR
dc.creatorVieira, Jarbas Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-10-22T20:29:25Z
dc.date.available2013-10-22T20:29:25Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationFEIJO, J. R. O. ; VIEIRA, J. S. Escolas alternativas e a constituição do sujeito do desejo. Cadernos de Educação (UFPel), v. 21, p. 138-144, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2178-079X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/713
dc.description.abstractNeste artigo discutimos a constituição do sujeito através dos processos educacionais vividos nas chamadas escolas alternativas. O foco de nossas reflexões está centrado na função de mediação da educação entre o sujeito, que se constitui simbolicamente, e a dimensão social, aqui denominada o Outro da cultura. Interessa-nos pensar o sujeito como uma categoria que se constitui por meio de processos identitários engendrados por discursos pedagógicos em meio às finas tramas do poder. A categoria de sujeito desejante tem papel fundamental nesta reflexão sobre o processo de subjetivação levado a efeito pelas práticas das chamadas escolas alternativas. O sujeito e seu desejo estão assim profundamente implicados na produção de identidades efetuadas pelas práticas educativas dessas escolas, tanto quanto das denominadas escolas tradicionais. Nesse sentido, as escolas alternativas não podem perder a percepção do risco de que seus projetos também possam operar como um refinado dispositivo de disciplinamento, de conformação, de constituição de subjetividades, que possam interessar ao sistema de produção flexível e à atual economia de mercado globalizado. É isto o que constitui a dimensão política nos embates no campo da educação; embates que as escolas alternativas não podem ignorar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolas alternativaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleEscolas alternativas e a constituição do sujeito do desejopt_BR
dc.typearticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record