Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Ana Gabriela da Silva
dc.creatorKlein, Madalena
dc.date.accessioned2023-09-22T12:09:44Z
dc.date.available2023-09-22T12:09:44Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationVIEIRA, A. G. da S.; KLEIN, M. O modo de ser surdo não incapacitado: um discurso em funcionamento nas escolas de surdos. Educação, [Santa Maria], v. 48, n. 1, p. e10/1–23, 2023. DOI: 10.5902/1984644466212. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/66212. Acesso em: 21 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6444
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10116
dc.description.abstractA Educação de Surdos vem sendo investigada a partir de diversas perspectivas teóricas, constituindo análises que auxiliam na compreensão da surdez em contexto educacional. Esta investigação pretendeu compreender os modos de ser surdo em funcionamento nos discursos presentes nos Regimentos Escolares e Projeto Político Pedagógicos de escolas de surdos no Rio Grande do Sul. Neste artigo, referindo-se a um recorte da supracitada pesquisa, aborda um destes modos de ser surdo, que está pautado nos discursos que entendem o sujeito surdo enquanto um indivíduo não incapacitado. A partir de uma teorização foucaultiana, procedeu-se uma análise, de forma a estudar os discursos que fabricam um modo de ser surdo a partir da perspectiva de uma não incapacitação. Trata-se de um assujeitamento do surdo enquanto um indivíduo correlativo à governamentalidade neoliberal, um indivíduo que, para se inserir na sociedade, precisa esforçar-se para incluir-se e superar as barreiras daquilo que é compreendido como uma incapacitação física.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSMpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDeafspt_BR
dc.subjectSubjectificationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleO modo de ser surdo não incapacitado: um discurso em funcionamento nas escolas de surdospt_BR
dc.title.alternativeThe way of being a non-disableddeaf: a discourse at work in schools for the deafpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1984644466212
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples