dc.creator | Ferreira, Elizângela Dummer | |
dc.date.accessioned | 2023-10-12T14:53:31Z | |
dc.date.available | 2023-10-12T14:53:31Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Elizângela Dummer. Saberes matemáticos e didáticos na formação de uma normalista: uma análise descritiva de cadernos escolares produzidos na Escola Santa Joana D'Arc no final da década de 1930. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 140-145. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-65-5973-278-5 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10354 | |
dc.description.abstract | A proposta de comunicação pretende apresentar um panorama inicial de uma pesquisa que se encontra ainda em fase de levantamentos de fontes. Trata-se de uma investigação sobre os saberes matemáticos e didáticos na formação de uma
normalista. A partir da perspectiva histórico-educativa, subsidiada por cadernos escolares produzidos na Escola Santa Joana d’Arc nos anos de 1938 e 1939, localizada na cidade de Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul, buscamos compreender o contexto social e histórico da instituição na temporalidade em que os cadernos foram produzidos, a fim de perceber como eram organizados os ensinos da matemática e da didática para o Curso Normal do colégio Santa Joana d’Arc, no final da década de 1930. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE) | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Cultura material escolar | pt_BR |
dc.subject | Cadernos escolares | pt_BR |
dc.subject | Curso nornal | pt_BR |
dc.title | Saberes matemáticos e didáticos na formação de uma normalista: uma análise descritiva de cadernos escolares produzidos na Escola Santa Joana D'Arc no final da década de 1930 | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |