Show simple item record

dc.creatorFerreira, Elizângela Dummer
dc.date.accessioned2023-10-12T14:53:31Z
dc.date.available2023-10-12T14:53:31Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFERREIRA, Elizângela Dummer. Saberes matemáticos e didáticos na formação de uma normalista: uma análise descritiva de cadernos escolares produzidos na Escola Santa Joana D'Arc no final da década de 1930. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 140-145.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-5973-278-5
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10354
dc.description.abstractA proposta de comunicação pretende apresentar um panorama inicial de uma pesquisa que se encontra ainda em fase de levantamentos de fontes. Trata-se de uma investigação sobre os saberes matemáticos e didáticos na formação de uma normalista. A partir da perspectiva histórico-educativa, subsidiada por cadernos escolares produzidos na Escola Santa Joana d’Arc nos anos de 1938 e 1939, localizada na cidade de Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul, buscamos compreender o contexto social e histórico da instituição na temporalidade em que os cadernos foram produzidos, a fim de perceber como eram organizados os ensinos da matemática e da didática para o Curso Normal do colégio Santa Joana d’Arc, no final da década de 1930.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE)pt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectCultura material escolarpt_BR
dc.subjectCadernos escolarespt_BR
dc.subjectCurso nornalpt_BR
dc.titleSaberes matemáticos e didáticos na formação de uma normalista: uma análise descritiva de cadernos escolares produzidos na Escola Santa Joana D'Arc no final da década de 1930pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record