dc.creator | Pinho, Fabiano Luiz Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T21:53:30Z | |
dc.date.available | 2023-12 | |
dc.date.available | 2023-12-18T21:53:30Z | |
dc.date.issued | 2023-09-15 | |
dc.identifier.citation | PINHO, Fabiano Luiz Oliveira. Uma análise SERVQUAL da qualidade dos
serviços ofertados pelas feiras livres orgânicas do município de Pelotas/RS
2023.91f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas
Agroindustriais) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e
Sistemas Agroindustriais Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11046 | |
dc.description.abstract | This dissertation analyzed the level of consumer satisfaction in relation to the quality of
services provided by organic food markets in the municipality of Pelotas. In this sense,
an exploratory-quantitative research was carried out, using as a research instrument a
questionnaire based on the SERVQUAL model, developed by Parasuraman, Berry e
Zeithaml (1988), divided into three parts. The first part of the research characterized
the profile of customers at organic fairs in Pelotas. The second part of the research
consisted of analyzing consumer perception using a SERVQUAL scale composed of
15 items, divided into six quality dimensions. The third part of the research sought to
identify the barriers encountered when consuming organic products; the most relevant
points for consumers at organic product fairs; and what is the concept of organic
products for this audience. To analyze the results, descriptive statistics analysis
techniques were combined with bivariate correspondence analyses. The research
universe was formed by six organic food markets in the city of Pelotas/RS. The results
of this study indicated that the empathy quality dimension was the one that presented
the largest quality gap, followed respectively by the dimensions: a) tangibility; b)
reliability; c) security; d) promptness; and, e) environmental. The main barrier faced by
consumers when consuming organic products was linked to the scarcity of points of
sale, followed by price and the family's food culture. It was also identified that on a
scale of relevance, the most important factor for the consumer referred to the fact that
the organic product did not contain pesticides, followed respectively by the points: a)
personal and family health; b) biological value; c) environmental preservation, and, d)
aroma and flavor in the last degree of importance. The research also revealed that the
concept of organic products for consumers at the fairs studied was strictly associated
with health. The work had scientific relevance in presenting the current level of
customer satisfaction regarding the quality of services provided by organic fairs,
serving as a quality management tool, as well as providing guidance to better identify
the profile of consumers, aiming to better meet expectations. of the public. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Feiras livres orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Agronegócio | pt_BR |
dc.subject | Agrotóxicos | pt_BR |
dc.subject | Satisfação dos clientes | pt_BR |
dc.subject | Organic free fairs | pt_BR |
dc.subject | Customer satisfaction | pt_BR |
dc.title | Uma análise SERVQUAL da qualidade dos serviços prestadoas pelas feiras livres orgânicas do municipio de Pelotas/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | Fabiano Luiz Oliveira Pinho | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9832025090492799 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Correa, Luciara Bilhalva | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0976948866231388 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação analisou o nível de satisfação dos consumidores em relação à
qualidade dos serviços prestados pelas feiras livres de alimentos orgânicos do
município de Pelotas. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de caráter
exploratório-quantitativo, tendo como instrumento de pesquisa um questionário
baseado no modelo SERVQUAL, desenvolvido por Parasuraman, Berry e Zeithaml
(1988), dividido em três partes. A primeira parte da pesquisa caracterizou o perfil dos
clientes das feiras orgâncias de Pelotas. A segunda parte da pesquisa se constituiu
em analisar a percepção dos consumidores por meio de uma escala SERVQUAL
composta por 15 itens, divididos em seis dimensões de qualidade. A terceira parte da
pesquisa buscou identificar as barreiras encontradas ao consumir produtos orgânicos;
os pontos mais relevantes para os consumidores das feiras de produtos orgânicos; e
qual o conceito de produtos orgânicos para esse público. Para análise dos resultados,
foram combinadas técnicas de análise de estatísticas descritivas com análises de
correspondência bivaria. O universo da pesquisa foi formado por seis feiras livres de
alimentos orgânicos do município de Pelotas/RS. Os resultados deste estudo
indicaram que a dimensão da qualidade EMPATIA, foi a que apresentou o maior gap
de qualidade, seguido respectivamente pelas dimensões: a) tangilbilidade; b)
confiabilidade; c) segurança; d) presteza; e, e) ambiental. A principal barreira
encontrada pelos consumidores ao consumir produtos orgânicos, estava vinculada à
escassez de pontos de venda, seguida pelo preço e pela cultura alimentar do núcleo
familiar. Ainda foi identificado que em uma escala de relevância, o fator mais
importante para o consumidor se referiu ao fato de que o produto orgânico não
possuia agrotóxico, seguido respectivamente pelos pontos: a) saúde pessoal e da
família; b) valor biológico; c) preservação ambiental, e, d) aroma e sabor em último
grau de importância. A pesquisa revelou ainda, que o conceito de produto orgânico
para os consumidores das feiras estudadas, estava estritamente associado à saúde.
O trabalho teve relevância científica ao apresentar o nível atual da satisfação dos
clientes referente à qualidade dos serviços prestados pelas feiras orgânicas, servindo
de ferramenta de gestão da qualidade, bem como, fornecendo orientações para
melhor identificar o perfil dos consumidores, visando melhor atender às expectativas
do público. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bruhn, Nádia Campos Pereira | |
dc.subject.cnpq1 | AGRONOMIA | pt_BR |