dc.creator | Costa, Cristine Paradeda | |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T18:55:08Z | |
dc.date.available | 2023-12-28 | |
dc.date.available | 2023-12-28T18:55:08Z | |
dc.date.issued | 2023-10-23 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Cristine Paradeda O capital social: níveis de percepção na agroindústria Azeites do Pampa em Bagé RS. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11192 | |
dc.description.abstract | The objective of this work to understand the levels of social capital that occur in
the Azeites do Pampa agroindustry in the city of Bagé, state of R.S. The State of
Rio Grande do Sul (RS) stands out as the main olive oil producing center in Brazil,
presenting a record production of 448.5 thousand liters in the year 2022, which
represents a notable increase of 122% in relation to previous year, according to
data from the Olive Oil Registry of Rio Grande do Sul. In this context, it is relevant
to note that among the 70 brands of olive oil produced in the state, 17 of them
maintain their own agro-industries, called "lagares". Among these agroindustries, Azeites do Pampa, located in the municipality of Bagé (RS), is made
up of 10 founding partners, all of whom are active olive oil producers who actively
collaborate in the operation of this institution. The literature points out that
agribusinesses with high levels of social capital are more efficient and
sustainable. In this context, this research adopts an empirical and qualitative
approach with the purpose of investigating the levels of social capital inserted in
the context of the Azeites do Pampa agroindustry. The results of this study,
derived from interviews with partners of the aforementioned agribusiness,
demonstrate that the perception of social capital in this context is intrinsically
related to the existence of solid ties between associates and the marked
presence of mutual trust. This trust stands out as a central element that guides
the social capital present at Azeites do Pampa. This research contributes to a
deeper understanding of the relevance of social capital within the olive sector,
highlighting how cooperation and trust can have positive impacts, not only on the
agroindustry in question, but also on the local community and regional
development. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Capital social | pt_BR |
dc.subject | Olivicultura | pt_BR |
dc.subject | Agroindústria | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento territorial | pt_BR |
dc.title | O capital social: níveis de percepção na agroindústria Azeites do Pampa em Bagé RS | pt_BR |
dc.title.alternative | The social capital: levels of perception of the Azeites do Pampa agroindustry, in Bagé, RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4046138843543856 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0001-7649-5132 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7693830866855994 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é perceber os níveis de capital social que
ocorrem na agroindústria Azeites do Pampa na cidade de Bagé, estado do R.S.
O Estado do Rio Grande do Sul (RS) se destaca como o principal centro produtor
de azeite no Brasil, apresentando um recorde de produção de 448,5 mil litros no
ano de 2022, o que representa um notável aumento de 122% em relação ao ano
anterior, de acordo com dados do Cadastro Olivícola do Rio Grande do Sul.
Neste contexto, é relevante observar que entre as 70 marcas de azeite
produzidas no estado, 17 delas mantêm agroindústrias próprias, denominadas
"lagares". Dentre essas agroindústrias, merece destaque a Azeites do Pampa,
situada no município de Bagé (RS), composta por um quadro de 10 sócios
fundadores, todos eles ativos produtores de azeite de oliva que colaboram
ativamente no funcionamento desta instituição. A literatura aponta que
agroindústrias com altos níveis de capital social são mais eficientes e
sustentáveis. Nesse contexto, a presente pesquisa adota uma abordagem
empírica e qualitativa com o propósito de investigar os níveis de capital social
inseridos no contexto da agroindústria Azeites do Pampa. Os resultados deste
estudo, derivados de entrevistas com os sócios da mencionada agroindústria,
demonstram que a percepção de capital social neste contexto está
intrinsecamente relacionada à existência de laços sólidos entre os associados e
à presença marcante de confiança mútua. Esta confiança se destaca como um
elemento central que orienta o capital social presente na Azeites do Pampa. A
presente pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda da relevância
do capital social no âmbito do setor olivícola, destacando como a cooperação e
a confiança podem exercer impactos positivos, não somente na agroindústria em
questão, mas também na comunidade local e no desenvolvimento territorial. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Gabrielito Rauter | |
dc.subject.cnpq1 | ECONOMIA | pt_BR |