• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O olhar bifronte de um sistema de gestão acadêmica: uma avaliação estratégica de sua operacionalização

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao_Emileni Tessmer.pdf (1.748Mb)
Data
2023-10-30
Autor
Tessmer, Emileni
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho do sistema de gestão acadêmica utilizado pela UFPEL no apoio às tomadas de decisão. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, com uma análise qualitativa. Para coletar dados, foram utilizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas com gestores das pró-reitorias acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e de assistência estudantil da instituição. A análise dos dados coletados seguiu a metodologia de análise de conteúdo. A partir da pesquisa bibliográfica, foram identificados cinco indicadores para avaliar o desempenho do sistema de gestão acadêmica. Os resultados revelaram que o desenvolvimento do sistema, em geral, está predominantemente voltado para atender necessidades operacionais, o que o distancia da possibilidade de alinhamento com o planejamento estratégico e tático da instituição, impactando desfavoravelmente na sua contribuição para o processo de gestão, especialmente no que se refere à tomada de decisões. A carência de relatórios gerenciais emergiu como um dos principais desafios enfrentados pelos gestores. Além disso, os resultados indicam a necessidade de melhorias na usabilidade e acessibilidade do sistema. Nesse contexto, este estudo contribuiu para a avaliação do sistema em uso na UFPEL, oferecendo diretrizes para transformá-lo em um instrumento de gestão importante. Com base nos resultados, foi possível desenvolver uma proposta de intervenção que inclui a ampliação da equipe de TI, a designação de um responsável pelo alinhamento do sistema com o planejamento institucional, melhorias na usabilidade e acessibilidade, e a criação de um módulo para gestores que abranja relatórios e indicadores gerenciais, atendendo também às necessidades dos órgãos de controle.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12256
Collections
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV