• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O olhar bifronte de um sistema de gestão acadêmica: uma avaliação estratégica de sua operacionalização

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Emileni Tessmer.pdf (1.748Mb)
Fecha
2023-10-30
Autor
Tessmer, Emileni
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho do sistema de gestão acadêmica utilizado pela UFPEL no apoio às tomadas de decisão. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, com uma análise qualitativa. Para coletar dados, foram utilizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas com gestores das pró-reitorias acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e de assistência estudantil da instituição. A análise dos dados coletados seguiu a metodologia de análise de conteúdo. A partir da pesquisa bibliográfica, foram identificados cinco indicadores para avaliar o desempenho do sistema de gestão acadêmica. Os resultados revelaram que o desenvolvimento do sistema, em geral, está predominantemente voltado para atender necessidades operacionais, o que o distancia da possibilidade de alinhamento com o planejamento estratégico e tático da instituição, impactando desfavoravelmente na sua contribuição para o processo de gestão, especialmente no que se refere à tomada de decisões. A carência de relatórios gerenciais emergiu como um dos principais desafios enfrentados pelos gestores. Além disso, os resultados indicam a necessidade de melhorias na usabilidade e acessibilidade do sistema. Nesse contexto, este estudo contribuiu para a avaliação do sistema em uso na UFPEL, oferecendo diretrizes para transformá-lo em um instrumento de gestão importante. Com base nos resultados, foi possível desenvolver uma proposta de intervenção que inclui a ampliação da equipe de TI, a designação de um responsável pelo alinhamento do sistema com o planejamento institucional, melhorias na usabilidade e acessibilidade, e a criação de um módulo para gestores que abranja relatórios e indicadores gerenciais, atendendo também às necessidades dos órgãos de controle.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12256
Colecciones
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV