O olhar bifronte de um sistema de gestão acadêmica: uma avaliação estratégica de sua operacionalização
Abstract
O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho do sistema de gestão
acadêmica utilizado pela UFPEL no apoio às tomadas de decisão. A pesquisa
adotou uma abordagem exploratória e descritiva, com uma análise qualitativa. Para
coletar dados, foram utilizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas
com gestores das pró-reitorias acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e de
assistência estudantil da instituição. A análise dos dados coletados seguiu a
metodologia de análise de conteúdo. A partir da pesquisa bibliográfica, foram
identificados cinco indicadores para avaliar o desempenho do sistema de gestão
acadêmica. Os resultados revelaram que o desenvolvimento do sistema, em geral,
está predominantemente voltado para atender necessidades operacionais, o que o
distancia da possibilidade de alinhamento com o planejamento estratégico e tático
da instituição, impactando desfavoravelmente na sua contribuição para o processo
de gestão, especialmente no que se refere à tomada de decisões. A carência de
relatórios gerenciais emergiu como um dos principais desafios enfrentados pelos
gestores. Além disso, os resultados indicam a necessidade de melhorias na
usabilidade e acessibilidade do sistema. Nesse contexto, este estudo contribuiu para
a avaliação do sistema em uso na UFPEL, oferecendo diretrizes para transformá-lo
em um instrumento de gestão importante. Com base nos resultados, foi possível
desenvolver uma proposta de intervenção que inclui a ampliação da equipe de TI, a
designação de um responsável pelo alinhamento do sistema com o planejamento
institucional, melhorias na usabilidade e acessibilidade, e a criação de um módulo
para gestores que abranja relatórios e indicadores gerenciais, atendendo também às
necessidades dos órgãos de controle.