As consequências do ajuste fiscal e a formação em Educação Física na UFPel a partir da implementação da Emenda Constitucional 95/2016
Abstract
Este estudo tem por objetivo apresentar as consequências da emenda constitucional 95/2016 para a formação em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de 2016 a 2021, levando em consideração o investimento destinado aos
serviços sociais e comparando com os gastos públicos destinados à divida pública. Para tal, faz uma revisão bibliográfica analisando artigos científicos produzidos por pesquisadores da área sobre este período, analisa os Relatórios de Gestão e
documentos internos da UFPel para produzir dados sobre o período e entrevista Reitor e Diretor da Escola de Superior de Educação Física (ESES) da UFPel utilizando a metodologia de análise descritiva para produzir uma compreensão sobre o período. Parte do conceito de crise estrutural para compreender a saída para a crise por via do neoliberalismo, que também afeta as instituições de ensino, em especial as públicas, que têm seus recursos acachapados devido à reorganização financeira que os governos praticam para a contenção de investimentos em serviços públicos. Ao final, o estudo conclui que há uma defasagem de recursos financeiros para a UFPEL, ao mesmo tempo que há fomento à rede privada de ensino superior, que cresce mais em relação às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Conclui também que, apesar do desinvestimento de recursos públicos para a UFPel, a ESEF ainda consegue seguir desempenhando um papel importante para a formação em Educação Física levando em consideração a sua importância para a formação gratuita de trabalhadores e trabalhadoras da área.