A Gamificação aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma proposta de engajamento no contexto da aprendizagem de Cálculo
Abstract
Na Educação a Distância manter os alunos motivados para a realização das atividades é um grande desafio, sendo assim propor modelos de disciplinas em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem tenha capacidade de influenciar positivamente na motivação destes alunos consiste em uma estratégia para aprendizagem. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar e implementar a Gamificação como estratégia de engajamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, com vistas ao ensino e a aprendizagem da disciplina de cálculo B. A metodologia adotada para o presente estudo consiste em uma intervenção pedagógica, com abordagem quali-quantitativa, no qual o objeto de estudo são alunos do curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Pelotas, que cursam a disciplina. Os dados qualitativos foram analisados através da metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2012). Para alcançar os objetivos da pesquisa foi utilizado o modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para a construção do design instrucional da Sequência Pedagógica Gamificada no AVA Moodle. Como resultado ao objetivo proposto observou-se que a Gamificação impactou positivamente os alunos, gerando maior engajamento e motivação na realização das atividades do curso implementado.