Mostrar registro simples

dc.creatorElert, Cristiane Winkel
dc.date.accessioned2024-05-06T12:28:22Z
dc.date.available2024-05-03
dc.date.available2024-05-06T12:28:22Z
dc.date.issued2023-10-31
dc.identifier.citationELERT, Cristiane Winkel. A contação e a produção de histórias literárias no ensino da Matemática: vivências no 1º ano do Ensino Fundamental. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12919
dc.description.abstractThis research proposes a dialogue between Children’s Literature and teaching Mathematics, presenting as its main research question: “which are the potentialities of storytelling and production of literary stories for the mathematical development of students from the 1st year of Elementary School?”. Our general objective is to analyze the potentialities of storytelling and production of literary stories concerning the mathematical development of students from the 1st year of Elementary School. Our specific objectives are to: i) study the potentialities of children’s literature regarding the mathematical literacy considering the already produced research in the field; ii) develop a pedagogical practice that favors mathematical experiences and literacy of students from the 1st year of Elementary School through storytelling and production of literary stories and iii) analyze how do pedagogical practices that use storytelling and production of literary stories can contribute to the construction and development of mathematical concepts in students from the 1st year of Elementary School. Our theoretical framework includes the following topics and authors: Children’s literature and the Teaching of Mathematics – Abramovick (2009), Smole, Cândido and Stancanelli (1999); Mathematical ideas and curious intertwinings – Danyluk (2015), Lorenzato (2019), Vigotski (2007), Ramos (2009), Nacarato, Mengali and Passos (2021) and Campos (2019). We have used a qualitative approach as the methodology of this work, focusing on the teaching experience. This study was developed during the school year of 2022 and the researcher responsible for it has used didactic sequences using children’s stories with a group of students from the 1st year of Elementary School, in the same class in which she is the main teacher. However, the more in-depth analysis of the data was conducted based on activities developed from stories produced by the students themselves, such as The Snail’s Birthday and Comic Books. This research has demonstrated that the articulation of Children’s Literature with the teaching of Mathematics in students from the 1st year of Elementary School provides a contextualized and meaningful learning process when developed through pedagogical practices that are well planned and mediated by the teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProcessos mentaispt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectChildren’s literaturept_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectMental processespt_BR
dc.titleA contação e a produção de histórias literárias no ensino da Matemática: vivências no 1º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling and producing literary stories within the teaching of Mathematics: experiences in the 1st year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um diálogo entre a Literatura Infantil e o ensino da Matemática e tem como questão norteadora: quais as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? Tem como objetivo geral analisar as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. E de forma específica: estudar as potencialidades da literatura infantil para a alfabetização matemática a partir das pesquisas produzidas, elaborar uma prática pedagógica que favoreça a vivência de experiências matemáticas e alfabetização com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, através da contação de histórias e a produção de histórias literárias e analisar como uma prática pedagógica com contação e produção de histórias literárias pode contribuir para a construção de conceitos matemáticos com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresenta os seguintes assuntos e autores: Literatura Infantil e o Ensino da Matemática com Abramovick (2009), Smole, Cândido e Stancanelli (1999). Sobre as ideias matemáticas e alguns entrelaçamentos curiosos: Danyluk (2015), Lorenzato (2019), Vigotski (2007), Ramos (2009), Nacarato, Mengali e Passos (2021) e Campos (2019). A metodologia tem uma abordagem qualitativa, centrada na experiência de ensino. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2022, a pesquisadora aplicou sequências didáticas a partir de histórias infantis com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual também é professora regente. Porém a análise mais aprofundada dos dados se deu com base de atividades desenvolvidas a partir de histórias produzidas pelas crianças: O Aniversário do Caracol e Histórias em Quadrinhos. A pesquisa mostrou que a articulação entre Literatura Infantil e o Ensino da Matemática no trabalho com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental proporciona um aprendizado contextualizado e significativo, quando realizado através de práticas pedagógicas planejadas e mediadas pelo professor.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Grützmann, Thaís Philipsen
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples