• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A contação e a produção de histórias literárias no ensino da Matemática: vivências no 1º ano do Ensino Fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao_Cristiane Winkel Elert.pdf (7.317Mb)
Data
2023-10-31
Autor
Elert, Cristiane Winkel
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa apresenta um diálogo entre a Literatura Infantil e o ensino da Matemática e tem como questão norteadora: quais as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? Tem como objetivo geral analisar as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. E de forma específica: estudar as potencialidades da literatura infantil para a alfabetização matemática a partir das pesquisas produzidas, elaborar uma prática pedagógica que favoreça a vivência de experiências matemáticas e alfabetização com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, através da contação de histórias e a produção de histórias literárias e analisar como uma prática pedagógica com contação e produção de histórias literárias pode contribuir para a construção de conceitos matemáticos com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresenta os seguintes assuntos e autores: Literatura Infantil e o Ensino da Matemática com Abramovick (2009), Smole, Cândido e Stancanelli (1999). Sobre as ideias matemáticas e alguns entrelaçamentos curiosos: Danyluk (2015), Lorenzato (2019), Vigotski (2007), Ramos (2009), Nacarato, Mengali e Passos (2021) e Campos (2019). A metodologia tem uma abordagem qualitativa, centrada na experiência de ensino. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2022, a pesquisadora aplicou sequências didáticas a partir de histórias infantis com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual também é professora regente. Porém a análise mais aprofundada dos dados se deu com base de atividades desenvolvidas a partir de histórias produzidas pelas crianças: O Aniversário do Caracol e Histórias em Quadrinhos. A pesquisa mostrou que a articulação entre Literatura Infantil e o Ensino da Matemática no trabalho com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental proporciona um aprendizado contextualizado e significativo, quando realizado através de práticas pedagógicas planejadas e mediadas pelo professor.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12919
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV