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Letramento Matemático: o que dizem as professoras dos anos iniciais?
dc.creator | Silva, Mônica Machado da | |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T12:28:50Z | |
dc.date.available | 2024-05-03 | |
dc.date.available | 2024-05-06T12:28:50Z | |
dc.date.issued | 2023-11-16 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Mônica Machado da. Letramento Matemático: o que dizem as professoras dos anos iniciais? Orientadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12921 | |
dc.description.abstract | This Master thesis to investigate the words of primary school teacher says teachers about mathematical literacy, with the investigative question: What do primary teachers say about mathematical literacy? And how are these sayings brought to bear on teaching Mathematics? The research is qualitative, with data collection using an online Google Forms questionnaire, from the Google platform, answered by nineteen teachers, who work in the municipal and private schools in the municipality of Pelotas/RS (fifteen teachers from the municipal and four teachers from the private school). The research analysis method is close to Bardin's Content Analysis (2021), carried out in stages: collection, categorization, description and interpretation. The exploration of the material took place with a general reading of all the material, notes of recurring ideas, organization into tables, organization of categories into themes and categories. The categories include: “Mathematical Literacy: everyday life and reality, mathematical tools and concepts” and “Mathematics Teaching: everyday life and practices, concrete material and storytelling”. The analyzes show that the teachers say they bring Mathematics closer to reality, to everyday life and to the students experiences, promoting the use of mathematical knowledge based on everyday life; recognize the importance of diversifying Mathematics teaching activities, involving games, problems and practical examples. It is concluded that primary school teachers understand that mathematical literacy is not limited to numbers and operations, it involves practical everyday examples, real situations that contribute to making learning more meaningful and relevant to students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematical literacy | pt_BR |
dc.subject | Mathematical literacy | pt_BR |
dc.subject | Primary school | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics | pt_BR |
dc.title | Letramento Matemático: o que dizem as professoras dos anos iniciais? | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical Literacy: what do early years teachers say? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação de Mestrado objetiva compreender os dizeres das professoras de anos iniciais sobre o letramento matemático, tendo como questão investigativa: O que as professoras de anos iniciais dizem sobre letramento matemático? E como esses ditos são trazidos ao abordarem o ensino de Matemática? A pesquisa é de natureza qualitativa, com coleta dos dados por meio de questionário on-line Google Forms, da plataforma Google, respondido por dezenove professoras, que atuam na rede municipal e particular do município de Pelotas/RS (quinze professoras da rede municipal e quatro professoras da rede particular). O método de análise da pesquisa aproxima-se da Análise de Conteúdo de Bardin (2021), realizado em etapas: coleta, categorização, descrição e interpretação. A exploração do material aconteceu com leitura geral de todo material, de apontamentos das ideias recorrentes, da organização em quadros, da organização de categorias em temáticas e categorias. As categorias contemplam: “Letramento Matemático: cotidiano e realidade, ferramentas e conceitos matemáticos” e “Ensino de Matemática: cotidiano e práticas, material concreto e contação de histórias”. As análises mostram que as professoras dizem aproximar a Matemática com a realidade, com o cotidiano e com as vivências dos alunos, promovendo o uso dos saberes matemáticos pautados no dia a dia; reconhecem a importância de diversificar as atividades de ensino de Matemática, envolvendo jogos, problemas e exemplos práticos. Conclui-se que as professoras de anos iniciais compreendem que o letramento matemático não se limita a números e operações, envolve exemplos práticos do cotidiano, situações reais que contribuem para tornar o aprendizado mais significativo e relevante aos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |