Show simple item record

dc.creatorViana, Manuela Ferreira
dc.date.accessioned2024-08-14T15:39:18Z
dc.date.available2024-08-14
dc.date.available2024-08-14T15:39:18Z
dc.date.issued2023-09-01
dc.identifier.citationVIANA. Manuela Ferreira. Adesão à alimentação escolar em estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas, RS. Orientadora: Gicele Costa Mintem. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Alimentos) – Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13820
dc.description.abstractProviding healthy meals to all students in public schools is an essential proposition, yet the National School Feeding Program has not yet overcome the challenge of achieving effective adherence. Adolescence, characterized by intense biological and psychological changes, implies greater nutritional demand due to rapid growth. Additionally, adolescents have greater autonomy, thus dietary choices can be significantly and durably influenced, making this phase a critical stage for healthy development. Opting for inadequate nutrition can negatively impact health and contribute to excessive weight gain. Therefore, the present study aimed to describe the adherence to school meals and potential associated factors among urban-area students in the municipality of Pelotas, Rio Grande do Sul. A cross-sectional study was conducted with all students enrolled in the ninth grade, in both morning and afternoon shifts, in the 25 complete municipal primary schools linked to the Health in School Program, located in the urban area of this municipality. For population characterization and investigation of variables of interest, a standardized questionnaire was used. Weight and height measurements were also taken using a Tanita brand balance with a capacity of 150 kg and accuracy of 100 grams, and a wall-mounted measuring tape with an inverted scale. Nutritional status was evaluated according to the anthropometric indicator body mass index for age in the AnthroPlus software. The data were double-entered into Epidata 3.1, and statistical analyses were performed using Stata 13.0. Chi-square, linear trend or Fisher’s exact statistical tests were used for bivariate analyses and Poisson regression with robust variance for crude and adjusted analyses. A significance level of 5% was considered for all analyses. The prevalence of effective adherence to school meals was 38.1%, higher among students with a different skin color compared to those with white skin color and higher among those who were overweight. Low prevalence of effective adherence to school meals, similar to previous studies conducted, underscores the need to work on nutritional and dietary education among students with the aim of increasing awareness about the importance of proper nutrition, the food offered by the school, and promoting healthy choices, ultimately leading to better program adherence.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectSchool mealspt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.titleAdesão à alimentação escolar em estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas, RSpt_BR
dc.title.alternativeAdherence to school meals among ninth-grade students in the municipal education network of the city of Pelotas, RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7695024034966874pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7356183508961624pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Linhares, Angélica Ozório
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095498281549015pt_BR
dc.description.resumoOferecer alimentação saudável a todos os alunos de escolas públicas é uma proposta essencial, porém o Programa Nacional de Alimentação Escolar ainda não superou o desafio de conquistar adesão efetiva. A adolescência, caracterizada por mudanças intensas, tanto biológicas, quanto psicológicas, implica maior demanda nutricional devido ao crescimento acelerado. Além disso, os adolescentes possuem maior autonomia, portanto as escolhas alimentares podem ser influenciadas de forma significativa e duradoura, tornando essa fase uma etapa crítica para o desenvolvimento saudável. A escolha por uma alimentação inadequada pode afetar negativamente a saúde e contribuir para o ganho excessivo de peso. Assim, o presente estudo foi conduzido a fim de descrever a adesão à alimentação escolar e possíveis fatores associados entre estudantes da zona urbana do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Estudo transversal com todos os alunos matriculados no nono ano, nos turnos matutino e vespertino, nas 25 escolas municipais de ensino fundamental completo vinculadas ao Programa Saúde na Escola, localizadas na zona urbana desse município. Para a caracterização da população do estudo e investigação das variáveis de interesse foi utilizado um questionário padronizado e autoaplicado. Também foram aferidas as medidas de peso e estatura, para a avaliação do estado nutricional, em balança da marca Tanita com capacidade de 150 kg e precisão de 100 gramas e fita métrica fixada na parede com a escala invertida. O estado nutricional foi avaliado de acordo com o indicador antropométrico índice de massa corporal para a idade no software AnthroPlus. Os dados foram duplamente digitados no software Epidata 3.1 e as análises estatísticas realizadas no Stata 13.0 utilizando os testes estatísticos qui-quadrado, tendência linear ou exato de Fisher para as análises bivariadas e regressão de Poisson com variância robusta nas análises brutas e ajustadas com nível de significância de 5%. A prevalência de consumo da alimentação escolar foi de 77,9% e a adesão efetiva (≥ 4 vezes/semana) de 38,1%, maior nos escolares com outra cor, em relação aqueles com cor da pele branca e maior nos estudantes com sobrepeso. Baixa prevalência de adesão efetiva à alimentação escolar, assim como em estudos prévios realizados, o que mostra a necessidade de trabalhar a educação nutricional e alimentar entre os estudantes com o intuito de aumentar a conscientização sobre a importância da nutrição adequada, da alimentação oferecida pela escola e incentivar escolhas saudáveis e, por consequência, promover uma melhor adesão ao programa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Mintem, Gicele Costa
dc.subject.cnpq1NUTRICAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record