• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Impactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processo

Thumbnail
View/Open
Dissertação henrique de oliveira arrieira.pdf (2.486Mb)
Date
2022-12-08
Author
Arrieira, Henrique de Oliveira
Metadata
Show full item record
Abstract
A partir da inquietação do pesquisador diante do cenário estabelecido no ano de 2020, devido ao período da pandemia da COVID-19, surgiu a proposta de intervenção com atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones denominado Torneio Escolar da integração de Canguçu “TEIC Virtual”. Esta pesquisa de mestrado objetivou apresentar os resultados de uma intervenção com atividades físicas remotas e os efeitos na prática pedagógica dos professores de Educação Física no município de Canguçu, no sul do Brasil. O método utilizado foi o qualitativo de pesquisa-ação. A intervenção aconteceu no período de março a setembro de 2021, com atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones nas modalidades caminhada, corrida e ciclismo e teve a adesão de 16 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, proposta por Bardin, por meio da participação dos professores nas intervenções com atividades físicas remotas, TEIC Virtual, com a utilização de instrumentos como: questionário diagnóstico que permitiram aos docentes especificar e contextualizar a situação da prática de atividade física, por meio de ferramentas virtuais como conteúdo da Educação Física, diário de campo, devolutivas dos prints dos percursos para cada modalidade, participação nas reuniões e respostas ao questionário final para obter as informações em relação à proposta, bem como às atividades realizadas pelos alunos e comunidade escolar. Os resultados evidenciaram que o trabalho com o TEIC Virtual nas escolas foi uma estratégia positiva que proporcionou aos professores muito aprendizado em um período de desgaste, embora com dificuldades de acesso à internet e com problema de infraestrutura, foi possível perceber a importância da proposta para a motivação do trabalho com os alunos. A intervenção, com atividades físicas remotas, foi considerada positiva, despertou a união da comunidade escolar e motivou o trabalho pedagógico no período pandêmico. Ainda, ficou evidenciado que o legado deixado pelo trabalho remoto estava associado ao poder de superação dos professores aos obstáculos que foram encontrados, valorizando a dedicação dos mesmos na prática docente.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14168
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV