Impactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processo
Abstract
A partir da inquietação do pesquisador diante do cenário estabelecido no ano de 2020,
devido ao período da pandemia da COVID-19, surgiu a proposta de intervenção com
atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones denominado Torneio
Escolar da integração de Canguçu “TEIC Virtual”. Esta pesquisa de mestrado
objetivou apresentar os resultados de uma intervenção com atividades físicas remotas
e os efeitos na prática pedagógica dos professores de Educação Física no município
de Canguçu, no sul do Brasil. O método utilizado foi o qualitativo de pesquisa-ação. A
intervenção aconteceu no período de março a setembro de 2021, com atividades
físicas por meio de aplicativos de smartphones nas modalidades caminhada, corrida
e ciclismo e teve a adesão de 16 professores. Os dados foram submetidos à análise
de conteúdo, proposta por Bardin, por meio da participação dos professores nas
intervenções com atividades físicas remotas, TEIC Virtual, com a utilização de
instrumentos como: questionário diagnóstico que permitiram aos docentes especificar
e contextualizar a situação da prática de atividade física, por meio de ferramentas
virtuais como conteúdo da Educação Física, diário de campo, devolutivas dos prints
dos percursos para cada modalidade, participação nas reuniões e respostas ao
questionário final para obter as informações em relação à proposta, bem como às
atividades realizadas pelos alunos e comunidade escolar. Os resultados evidenciaram
que o trabalho com o TEIC Virtual nas escolas foi uma estratégia positiva que
proporcionou aos professores muito aprendizado em um período de desgaste, embora
com dificuldades de acesso à internet e com problema de infraestrutura, foi possível
perceber a importância da proposta para a motivação do trabalho com os alunos. A
intervenção, com atividades físicas remotas, foi considerada positiva, despertou a
união da comunidade escolar e motivou o trabalho pedagógico no período pandêmico.
Ainda, ficou evidenciado que o legado deixado pelo trabalho remoto estava associado
ao poder de superação dos professores aos obstáculos que foram encontrados,
valorizando a dedicação dos mesmos na prática docente.