• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Impactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processo

Thumbnail
Ver/
Dissertação henrique de oliveira arrieira.pdf (2.486Mb)
Fecha
2022-12-08
Autor
Arrieira, Henrique de Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A partir da inquietação do pesquisador diante do cenário estabelecido no ano de 2020, devido ao período da pandemia da COVID-19, surgiu a proposta de intervenção com atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones denominado Torneio Escolar da integração de Canguçu “TEIC Virtual”. Esta pesquisa de mestrado objetivou apresentar os resultados de uma intervenção com atividades físicas remotas e os efeitos na prática pedagógica dos professores de Educação Física no município de Canguçu, no sul do Brasil. O método utilizado foi o qualitativo de pesquisa-ação. A intervenção aconteceu no período de março a setembro de 2021, com atividades físicas por meio de aplicativos de smartphones nas modalidades caminhada, corrida e ciclismo e teve a adesão de 16 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, proposta por Bardin, por meio da participação dos professores nas intervenções com atividades físicas remotas, TEIC Virtual, com a utilização de instrumentos como: questionário diagnóstico que permitiram aos docentes especificar e contextualizar a situação da prática de atividade física, por meio de ferramentas virtuais como conteúdo da Educação Física, diário de campo, devolutivas dos prints dos percursos para cada modalidade, participação nas reuniões e respostas ao questionário final para obter as informações em relação à proposta, bem como às atividades realizadas pelos alunos e comunidade escolar. Os resultados evidenciaram que o trabalho com o TEIC Virtual nas escolas foi uma estratégia positiva que proporcionou aos professores muito aprendizado em um período de desgaste, embora com dificuldades de acesso à internet e com problema de infraestrutura, foi possível perceber a importância da proposta para a motivação do trabalho com os alunos. A intervenção, com atividades físicas remotas, foi considerada positiva, despertou a união da comunidade escolar e motivou o trabalho pedagógico no período pandêmico. Ainda, ficou evidenciado que o legado deixado pelo trabalho remoto estava associado ao poder de superação dos professores aos obstáculos que foram encontrados, valorizando a dedicação dos mesmos na prática docente.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14168
Colecciones
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV