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“E como não há foto alguma desse encontro, reúno-os aqui”: fotografia e cinema nas poéticas de Leila Danziger e Marília Garcia

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Tese_MARIANE PEREIRA ROCHA.pdf (11.86Mb)
Fecha
2024-02-06
Autor
Rocha, Mariane Pereira
Metadatos
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Resumen
Esta pesquisa discute a intermidialidade na poesia brasileira contemporânea, a partir das líricas de Marília Garcia e Leila Danziger, com foco nas relações estabelecidas com a fotografia e o cinema. A análise se desdobra em três capítulos, visando identificar como a intermidialidade se manifesta nas obras das autoras e investigando as semelhanças e diferenças na abordagem da autorreflexão, do tempo e do espaço em suas poéticas. A metodologia adotada envolveu os procedimentos da literatura comparada, a partir dos estudos de intermidialidade, guiada especialmente pelas categorias intermidiáticas propostas por Irina Rajewsky (2005; 2012). Como corpus de análise, para o desenvolvimento desta tese, foram utilizadas a poética de Marília Garcia em 20 poemas para seu walkman (2007), Um teste de resistores (2015), Câmera lenta (2017) e parque das ruínas (2018), e a poesia de Leila Danziger em Três ensaios de fala (2012), Ano novo (2016), C’est loin Bagdad [fotogramas] (2018) e Cinelândia (2021). As análises comprovam nossa hipótese de que as imagens são elementos constitutivos das poéticas das duas poetas, não apenas como uma temática importante para a contemporaneidade, mas como recurso para a compreensão e elaboração do próprio processo poético, das memórias pessoais e históricas e do espaço que as poetas habitam e frequentam. As conclusões indicam que, embora a intermidialidade seja uma característica proeminente nas poéticas das autoras, a palavra não tem seu poder reduzido; pelo contrário, as imagens, com frequência, são empregadas para ampliar a reflexão sobre a própria palavra, potencializando-a e auxiliando-a naquilo que é possível dizer. Isso fica explicitado quando vemos que, em proporção, a presença das referências intermidiáticas é muito mais intensa do que da combinação de mídias, ou seja, os poemas são, repetidamente, lugares de materialização, em palavras, das imagens.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14367
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

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