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Sou Surdo(a), sou LGBTI+ e agora? relações de poder e as interseccionalidades na comunidade surda

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José_Vieira_Tese.pdf (3.452Mb)
Data
2023-09-01
Autor
Vieira, José Francisco Duran
Metadata
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Resumo
Esta Tese apresenta uma pesquisa de doutorado, produzida na Linha de pesquisa Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS. Foca-se na questão de como a Comunidade Surda da cidade de Pelotas/RS e as pessoas Surdas LGBTI+ se interseccionam enquanto diferenças diante do colonialismo cisheteronormativo em que estão inseridas e atravessadas, historicamente, por lutas e reivindicações no reconhecimento de suas alteridades oprimidas e normatizadas pelo cistemaheterossexista/capacitista. O objetivo principal foi analisar como as pessoas surdas LGBTI+ e suas representações transitam na Comunidade Surda e como se articula a interseccionalidade no âmbito do cistema-heterossexista/capacitista nessa relação. Com base nesta questão, alinhavou-se os seguintes objetivos específicos: entender que estratégias e representações são estabelecidas através do fluxo de corpos surdos divergentes ao cistema-heterossexista/capacitista no interior da própria diferença que a Comunidade Surda representa; compreender de que forma a interseccionalidade se manifesta através do cistema-heterossexista/capacitista entre pessoas surdas LGBTI+ e a Comunidade Surda e problematizar os conflitos gerados entre colonizado e colonizador em uma mesma comunidade subalterna. Esta pesquisa está embasada em uma proposta metodológica decolonial fomentada pela perspectiva da Epistemologia do Sul, na qual realizei um transcurso como pesquisador artesão, de forma a realizar uma investigação pautada no compartilhamento de “experiênciascom” e de produção de “conhecimentos-na-luta” que se entrecruzam por minha trajetória e pelas trajetórias das oito pessoas surdas LGBTI+ que compõem esta Tese. Para viabilizar e partilhar essa rede mútua de produção de saberes científicos utilizei a Conversa como Metodologia de Pesquisa, em que suas narrativas sinalizadas são respeitadas em sua diferença numa relação ética e de horizontalidade. Dessa forma, as pessoas surdas LGBTI+ relatam suas experiências e as implicações na construção de suas identidades sexuais no interior de uma comunidade já subversiva. Para a materialidade analítica busquei estabelecer um aporte teórico pela perspectiva epistêmica que se volta ao giro decolonial que concentra e relaciona criticamente os Estudos Surdos com a guinada dos estudos queer, das teorias transfeministas e, principalmente, pelas interseccionalidades implícitas entre deficiência, corpo, gênero, homo/transexualidade, questões raciais, capacitismo compulsório e pessoas surdas diante do abismo abissal desse sistema opressor que enclausura e rouba a vida dessas pessoas. A pesquisa demonstra, junto com as narrativas do coletivo de pessoas surdas LGBTI+ a necessidade de discutir os reflexos das opressões históricas sofridas pela Comunidade Surda para além do colonialismo ouvintista, as quais reverberou, inclusive, na dificuldade de perceber outras múltiplas marcas identitárias que a interseccionam. Em decorrência disso, outros corpos surdos imprimem tensão e estranhamento, não somente, na comunidade, mas nas famílias, na escola e na associação que frequentam. Dentro dessa perspectiva, a pesquisa também convida a refletir sobre a rigidez epistêmica que aprofunda o abismo colonial que os circundam.SILVEIRA, Anelise Fernandes. Mulheres mães em situação de pobreza socioeconômica: entre histórias de Carolinas. Orientadora: Aline Accorss. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2023.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14383
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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