• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

“Malungo Ngoma Vem!” - Por uma Pedagogia Malungo

Thumbnail
Ver/
tese_jose_everton.pdf (2.499Mb)
Fecha
2023-07-28
Autor
Rozzini, José Everton da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta tese objetivou estabelecer pela escrita de pesquisa um diálogo com o universo dos tambores, como instrumentos e como alegoria percussiva da memória da cidade de Pelotas, através do diálogo entre o professor/pesquisador/músico e cinco homens negros que fazem parte da cultura percussiva da cidade através da música, em especial na música de tambor. O trabalho possui a ancestralidade enquanto princípio epistemológico articulado com a perspectiva benjaminiana e a etnografia surrealista como técnica de escrita. Defende, assim, os contornos de formulação daquilo que se reivindica como Pedagogia Malungo forjada na ancestralidade, na oralidade e na musicalidade dos tambores. Uma Pedagogia Malungo como alternativa ao empobrecimento da experiência e como potência na produção de conhecimento que tem na força e no ritmo dos tambores o seu sentido narrativo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14447
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV