• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Centro de Ciências Socio-Organizacionais - CCSO
  • Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
  • PROFIAP: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Transformação Digital na Gestão Administrativa: estudo na Universidade Federal de Pelotas

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Carina Dias Franco.pdf (4.632Mb)
Date
2024-08-08
Author
Franco, Carina Dias
Metadata
Show full item record
Abstract
Os processos de digitalização de serviços se intensificaram nos últimos anos, com a crescente demanda por desenvolvimento de novos meios de comunicação entre a população com entes públicos e a disseminação de informações e prestação de serviços por meios virtuais. O presente estudo baseia-se na análise do processo de Transformação Digital na Gestão Administrativa da Universidade Federal de Pelotas, ente da administração pública e importante instituição de ensino do país. Para tanto, o objetivo geral desse estudo foi analisar como ocorre o processo de transformação digital em uma universidade pública, quais as barreiras, dificuldades, benefícios e oportunidades. Os objetivos específicos foram analisar os processos e conceituar a transformação digital no contexto da gestão administrativa, identificar a existência de um planejamento de transformação digital no âmbito administrativo da UFPel e as tecnologias implementadas, identificar as barreiras dificuldades e oportunidades apresentadas e propor melhorias no processo de transformação digital evidenciados no contexto da gestão administrativa da UFPel. Foram utilizados levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e observações captadas que auxiliaram à verificação das informações. Foi escolhido um gestor da tecnologia que atua na instituição como primeiro entrevistado e, na sequência, foi utilizada estratégia de indicação, por bola de neve, totalizando sete entrevistados. Com base nas informações levantadas, os dados foram triangulados. Os resultados explicitaram que há carência da internalização do processo de transformação digital na instituição e barreiras humanas e culturais, como a falta de materiais e ações disponíveis que apoiem auxiliem à comunidade administrativa e acadêmica a entender e colaborar nesse universo. Para auxiliar no processo de internalização, é sugerida a abertura de novos concursos para admissão servidores, afim de compor equipes que colaborem na elaboração de uma estratégia própria da instituição. Para superar a resistência e a mudança cultural, é proposta a realização de eventos de treinamento, capacitações, rodas de conversa e seminários para qualificação da equipe técnica e incentivo à participação da comunidade através do conhecimento. Propõe-se, também, a valorização do sistema gerenciador de atividades acadêmicas e administrativas, Cobalto, com desenvolvimento próprio. A finalidade das melhorias propostas é auxiliar a instituição, fomentando o cenário propício e informando quanto ao potencial que a transformação digital possui na construção de capacidades dinâmicas que favoreçam a renovação estratégica das instituições públicas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14483
Collections
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV